Começa o projeto Sul-Americana
Então é isso aí. O Grêmio se prepara para a Sul-Americana. O tricolor gaúcho venceu o Avaí por 2 a 1 no Estádio da Ressacada, em Florianópolis. A equipe treinada por Celso Roth se recuperou depois de duas derrotas seguidas na competição. O Grêmio se mantém na 13ª posição, no meio da tabela. Longe da Libertadores e longe do rebaixamento.
A recuperação gremista aconteceu na hora certa. A derrota para Vasco e Botafogo poderiam complicar a vida do tricolor gaúcho. Contra o Vasco nada a contestar, o time de Diego Souza jogou melhor e mereceu a vitória. Já contra o Botafogo foi algo bizarro e ridículo. A equipe carioca teve uma única e escassa chance no jogo. Loco Abreu não desperdiçou. E mesmo sendo dominado durante 89 minutos o time da estrela solitária levou os três pontos.
Então é claro que a equipe treinada por Celso Roth precisava muito dos três pontos fora de casa. O jogo começou truncado com ambos os times nervosos. Depois o Grêmio passou a dominar o jogo e desperdiçar uma chance atrás da outra. A partida parecia se encaminhar para um empate modorrento, até que Batista errou na saída de bola. O lateral direito Mário Fernandes entrou em diagonal na área e chutou de esquerda. A bola saiu mascada, trupicando em todos os buracos da Ressacada, mas entrou. Grêmio 1 a 0 aos 42min da etapa inicial.
Na volta do intervalo, houve um gol relâmpago. Escudero fez jogada pela esquerda e cruzou. A zaga afastou mal e Douglas bateu cruzado, no canto esquerdo de Felipe, aos 24s. Sim, Grêmio 2 a 0 em menos de 30 segundos! O gol desestruturou de vez o Avaí. O time catarinense tentou de forma atabalhoada reverter a situação.
Não conseguiu. Porém, marcou um gol de honra. Aos 24min da segunda etapa, Lincoln cobrou escanteio, Pedro Ken cabeceou. A bola roçou de leve em Gilberto Silva e enganou o goleiro Victor. Depois disso, a equipe catarinense botou pressão. Foi para cima do Grêmio para a alegria do técnico Celso Roth que pode armar uma bem-sucedida retranca. Para o Grêmio, cada vez mais tranquilo no meio da tabela, resta o velho consolo de sempre: quem não tem Libertadores se contenta com a Sul-Americana.