Mais importante do que a vitória
Sim, o Grêmio venceu o São Paulo por 1 a 0, no Estádio Olímpico. Foi a terceira vitória consecutiva na competição obtida pela equipe treinada por Celso Roth. É... o tricolor gaúcho finalmente embalou no Campeonato. Só que mais importante do que a vitória foram os consistentes cuidados defensivos adotados após obter a vantagem no marcador (leia-se retranca inexpugnável).
Não dá para negar. Celso Roth acertou o Grêmio. E a torcida não queria o técnico. O que até faz sentido. Como se sabe, Roth trabalha melhor contra tudo e contra todos. Aliás, essa foi justamente situação da partida contra o São Paulo. A tacanha mídia esportiva nacional previa uma vitória fácil do time paulista. Hein? O quê? Como?
A verdade é que a partida foi dominada pelo tricolor gaúcho. Na verdade, em boa parte do tempo. Porém, há uma explicação lógica e racional para justificar os bons momentos do São Paulo. Bem, no primeiro tempo só deu Grêmio. Foi um massacre. Apesar da superioridade gremista o placar não saiu do 0 X 0.
Na etapa complementar, o jogo ficou equilibrado até os 23min. Só que o lateral Júlio César - uma excelente contratação, diga-se de passagem - avançou pela na linha de fundo, deu um drible que deixou Piris sem pai nem mãe, tio ou mesmo avô. O lateral gremista cruzou na medida e Douglas bateu firme para o fundo das redes de Rogério Ceni.
E foi então que o jogo mudou. O Grêmio já tinha a vantagem, então para que continuar atacando? Celso Roth retrancou a equipe. O tricolor gaúcho fez a boa e velha retranca, um esquema clássico que nunca sai de moda no futebol. E deu certo. A estratégia gremista funcionou tão bem que o São Paulo sequer conseguiu pressionar nos minutos finais.
Com a vitória o Grêmio chegou aos 30 pontos, na 12ª colocação. E a equipe tem todas as condições de continuar subindo. É, o tricolor gaúcho enfrenta o Vasco fora de casa. Mas o time carioca - até o momento - mostrou mais sorte do que juízo. O Grêmio está de volta porque mais importante do que a vitória é consagração de uma retranca de qualidade...