Julinho Camargo, o estrategista paraguaio
Foi um banho de chuva e um banho de bola. O problema é que não foi o Grêmio quem jogou melhor. O Figueirense massacrou a equipe treinada por Julinho Camargo no Estádio Orlando Scarpelli. O time catarinense só não saiu com a vitória graças a espetacular atuação do goleiro Marcelo Grohe que defendeu um pênalti aos 47min do segundo tempo.
Antes de mais nada, a pergunta que não quer calar: foi mesmo penalidade máxima. A resposta: claro que não. Foi uma vergonha a decisão do árbitro Diego Pombo Lopez. O volante Gilberto Silva, como sempre, foi na bola. Um desarme limpo, correto, impecável. Já o atacante Wellington fez um bizarro movimento de queda livre, pura simulação. E o juiz acreditou...
Porém, Deus não joga, mas fiscaliza. Elias teve a chance de dar a vitória aos catarinenses, mas Marcelo Grohe fez uma defesa sensacional. A verdade é que 0 a 0 foi mesmo o resultado mais justo. A equipe do técnico Jorginho é bem estruturada, contudo peca demais nas finalizações.
O empate fora de casa acabou sendo um bom resultado para o Grêmio. E mais importante ainda: revelou que Julinho Camargo é o estrategista paraguaio. Sim, o novo técnico é adepto da tese que é empatando que se ganha. Vale a pena os eternos defensores do futebol ofensivo prestarem atenção na seleção paraguaia. Os hermanos estão na final da Copa América sem vencer um único jogo! Foram cinco empates até a final! É a glória da retranca.
E Julinho Camargo sabe que antes de ganhar é preciso não perder. O tricolor gaúcho, principalmente no segundo tempo, armou uma retranca ensandecida. Gilberto Silva e Fábio Rochemback foram incansáveis. A implacável marcação gremista pode estar voltando aos seus melhores dias. Claro muita coisa ainda está errada no Grêmio, mas é bom saber que o técnico voltou a valorizar a defesa.
Claro que um time assim, não vai conquistar títulos. Paciência. Mas vejam o exemplo do Paraguai. Mesmo com o incentivo da nudez da Larissa Riquelme não conseguiram ser campeões mundiais. Todavia, estão na final da Copa América. E ainda foram capazes de eliminar o Brasil de Neymar e Ganso.
Então é hora do Grêmio se inspirar nos hermanos paraguaios. Empatar nem sempre é algo ruim. Aliás, com o resultado, o Grêmio segue atrás na tabela, com 12 pontos, ocupando a 13ª posição. O tricolor gaúcho joga agora no dia 27 de julho contra o América-MG, no Olímpico. O técnico Julinho Camargo, nosso estrategista paraguaio, vai ter mais tempo para aperfeiçoar a retranca gremista.