Uma vitória cascuda
O Grêmio venceu o Coritiba por 2 a 0. Sim, foi uma vitória cascuda com direito a gol do Gilberto Silva em sua primeira partida no Olímpico. O tricolor gaúcho ganhou de um time mediano que sofre de DIG (delírio de injustificada grandeza). Só mesmo no Paraná alguém pode acreditar que o Coxa é candidato ao título. Só se for o da Série B em 2012...
Certo. É preciso admitir que o Coritiba dominou o primeiro tempo. Mas o goleiro Marcelo Grohe está em uma fase excelente. Para a sorte da defesa gremista, que continua sendo um atentado, uma calamidade pública em termos de futebol. É uma enxurrada de falhas bisonhas por jogo. Até agora, o técnico Julinho Camargo deve estar imaginando uma estratégia para manter a sorte do lado tricolor.
Já que o primeiro tempo foi um tédio, o melhor é começar falando da segunda etapa. Na volta do intervalo, o técnico gremista promoveu a entrada do lateral esquerdo Bruno Collaço na vaga de Neuton, que - pasmem - já está negociado com a Udinese (ITA). E funcionou. Justamente aos 17min, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Mário Fernandes. Ele fez bela jogada e cruzou na cabeça de Gilberto Silva. Um golaço cascudo.
O Coritiba tentou reagir, mas esbarrou em Marcelo Grohe. Então, aos 25min, Leandro, um dos destaques do Grêmio na partida, fez mais uma grande jogada. Avançou pela direita, driblou dois adversários e rolou para o meio. Douglas fez um corta-luz genial e a bola sobrou nos pés de André Lima, que não perdoou. O camisa 99 marcou seu primeiro gol no Campeonato Brasileiro.
Depois disso, o time paranaense seguiu errando gols. Nada capaz de alterar o resultado ou mesmo preocupar a torcida gremista. Foi uma vitória cascuda, que veio na hora certa. Agora a equipe de Julinho Camargo enfrenta o Figueirense, no Estádio Orlando Scarpelli, domingo, às 16 horas. Como o novo treinador gremista gosta de dizer é hora de uma reação estratégica no campeonato...