A dúvida de Odone: contratar o Cuca ou deixar o Cuca ir?
Então, para a surpresa de todos os gremistas, Julinho Camargo é novo treinador do Grêmio. Ele era auxiliar técnico do Falcão. Sim, depois de muita especulação, a direção gremista preferiu uma solução caseira. Julinho Camargo teve passagens pelas categorias de base do tricolor gaúcho, por isso a aposta. O contrato foi firmado por seis meses.
Para quem não sabe, Julinho, quando estava o comando das categorias de base do Grêmio, revelou talentos. Jogadores como Lucas, Carlos Eduardo e Anderson foram treinados por ele. Ou seja, Julinho tem mesmo um histórico de títulos. Mais ainda: as vendas dos três craques para a Europa saldaram dívidas do clube. Em tese, Julinho deveria ser o substituto de Mano Menezes, mas isso acabou não acontecendo.
Agora a situação foi diferente. O diretor de futebol Antônio Vicente Martins garante que Julinho sempre esteve nos planos após a saída de Renato. "Houve consenso entre todos da direção e o Julinho era o número 1 da lista. Pretendemos repetir a mesma trajetória de outros, como Tite, Mano Menezes e Luiz Felipe Scolari", explicou Vicente Martins.
O treinador já comandou seu primeiro treino no time principal do Grêmio. Ao que tudo indica foi bem recebido pelo grupo. O goleiro Marcelo Grohe definiu o novo comandante em uma palavra: "estrategista". Julinho é um adepto do 4-4-2. Não é turrão, mal educado e impertinente (o que, no caso do Grêmio, é um problema). Sabe lidar com a imprensa da mesma forma como lida com os atletas. Enfim, é uma aposta que tem tudo para dar certo. Porém, se ele fracassar, o Celso Roth ainda está sem clube...
De qualquer maneira, a informação mais importante é que o presidente Paulo Odone tinha convicção no nome de Cuca para dirigir o Grêmio. Conforme o jornal Zero Hora, Odone teria ficado surpreso - só ele mesmo - com a repercussão negativa do nome do treinador nas redes sociais. Ou seja, Odone deu uma fuçada no Orkut e pau no Cuca. Foi olhar o Facebook e pau no Cuca. Bisbilhotou o Twitter e pau no cuca.
Neste momento, surgiu a dúvida atroz: contratar o Cuca ou deixar o Cuca ir? É... presidente. Foi melhor assim, o Cuca treinava o Cruzeiro, tinha o melhor time da Libertadores, e ainda assim conseguiu perder. É melhor deixar o Cuca ir...