O treinamento da retranca
Não deu. Mas era mesmo uma tarefa hercúlea. O Grêmio desfalcado, sem reforços, caindo aos pedaços, enfrentou um São Paulo absurdamente inspirado no Estádio do Morumbi. Perdeu de 3 a 1. Foi a quarta vitória consecutiva do time paulista. Agora resta ao tricolor gaúcho buscar a reabilitação diante do Vasco no Estádio Olímpico Monumental.
A equipe comandada por Renato Portaluppi desde cedo adotou uma postura mais defensiva. Nada contra isso, muito pelo contrário. O problema é que o Grêmio esqueceu como se faz uma retranca. Sim, provavelmente a ideia era treinar o esquema 0-11 (ninguém no ataque e os 11 jogadores debaixo das traves), mas falta prática. Não conseguiu resistir nem 15 minutos. Aos 13 min, Marlos na ponta esquerda fez um belo passe para Casemiro que chutou sem muita esperança. Só que a bola bateu na defesa e enganou o goleiro Victor.
O resultado, naquele momento, era injusto. O problema foi que - mesmo com o resultado adverso - o tricolor seguiu recuado. Ficou fácil para o São Paulo dominar a partida na primeira etapa. O goleiro Victor, porém, mostrou que é jogador de seleção.
Mas tudo mudou no início da segunda etapa. Como se sabe Deus não joga, mas fiscaliza. Então, aos 7min, Fábio Rochemback cobrou falta para dentro da área do São Paulo. Casemiro subiu de cabeça e marcou um golaço. Pena que foi contra. Pronto era tudo que o time de Renato Portaluppi precisava. Sem abrir mão da retranca, chegou a um empate.
Infelizmente, nem deu tempo para comemorar. Aos 16min, Douglas errou e deixou a bola nos pés de Lucas. O camisa 7, que verdade seja dita é um craque, fez um daqueles passes milimétricos e deixou Marlos livre. Ele invadiu a área em velocidade e bateu firme de perna direita para superar Victor.
O São Paulo voltou a jogar com toda calma do mundo. Já o Grêmio seguiu na sua estratégia esperando um outo gol contra salvador. Não podia dar certo. E não deu. Aos 39min, Dagoberto recebeu na intermediária e fez um lançamento para Jean. O meio-campista do São Paulo estava completamente impedido. Apesar disso, o bandeirinha não deu impedimento. Jean tirou Victor da jogada e marcou o terceiro.
Ainda do final, o zagueiro Rafael Marques discutiu com Dagoberto e perdeu o controle. Acabou expulso pela arbitragem. Foi um fim de semana para ser esquecido. Mesmo assim, com a chegada dos reforços, o Grêmio vai melhorar. Só resta saber se terá tempo suficiente.