Grêmio congela o Bahia
O Grêmio não teve dificuldades para vencer o Bahia por 2 a 0 no Estádio Olímpico. É a segunda vitória no Campeonato Brasileiro. Tudo bem que foi contra um dos times mais fracos da competição. Aliás, o time baiano ficou tanto tempo na segunda divisão que parece estar com saudades. É sério candidato ao rebaixamento.
A melhor notícia do jogo foi que a defesa da equipe treinada por Renato Portaluppi ficou mais 90 minutos invicta. Faz dois jogos que o tricolor gaúcho não toma gols. Infelizmente, não parece que o sistema defensivo melhorou, apenas que Bahia e Atlético-PR precisam urgentemente reforçar os seus ataques.
De qualquer forma, o atacante gremista Júnior Viçosa estava inspirado e marcou os dois gols da partida. O primeiro saiu logo no início do jogo. Aos 5min, Mário Fernandes arrancou bem pela direita, tabelou e cruzou na medida para Júnior Viçosa. Ele cabeceou livre para as redes.
O Bahia ficou atordoado. Verdade seja dita, os baianos estavam congelando no frio gaúcho. Mal conseguiam se mexer. Muitos aproveitam para fazer uma fogueira com as bandeirinhas de escanteio. Outros jogavam carregando uma estufa. De qualquer forma, aos 32min o Grêmio ampliou. Após uma tabela entre Lins e Escudero, Júnior Viçosa recebeu livre na área e bateu de primeira para fazer 2 a 0.
Um detalhe tático vale a pena ser destacado. Renato escalou o Grêmio em um 4-4-2 tradicional, com Douglas e Escudero na armação e Lins e Júnior Viçosa na frente. E finalmente, depois de um longo e tenebroso inverno, o tricolor teve dois armadores em campo. Funcionou. Escudero merece faz tempo uma sequência maior de jogos como titular.
Na segunda etapa nada aconteceu de relevante. O Grêmio se limitou a tocar a bola e o Bahia se limitou a pedir ajuda à campanha do agasalho. Depois do final da partida, os jogadores do tricolor baiano levaram mais ou menos meia hora até sair de campo. Ficaram brincando de fazer bonecos de neve...
Agora, o Grêmio soma seis pontos em três rodadas no Brasileiro. É uma boa campanha. O maior desafio de Renato Portaluppi é tentar escalar uma equipe com condições de enfrentar o São Paulo, no Morumbi. Já o Inter venceu o América-MG por 4 a 2. Na equipe comandada por Falcão, sobra arrogância e falta futebol. Mas os colorados seguem acreditando que são favoritos ao título. É dose para mamute...