Viçosa é o Jorge Veras do novo milênio
Antes de mais nada uma coisa precisa ficar clara. Junior Viçosa faz gol em Gre-nal. Quem se importa se ele não sabe dominar a bola? E daí? Junior Viçosa faz gol em Gre-nal. Quem se importa se ele perde uma chance atrás da outra? E daí? Junior Viçosa faz gol em Gre-nal. Ele é Jorge Veras do novo milênio.
O Grêmio derrotou o Internacional por 3 a 2, de virada, no Beira-Rio. Com o resultado, a equipe treinada por Renato Portaluppi deu um grande passo para vencer o campeonato gaúcho. Já o Inter segue se consagrando como o time que mais faz fiascos no mundo. Nesse ritmo vai acabar parando no livro Guiness de recordes.
O tricolor gaúcho entrou em campo com vários desfalques. E é um fato do futebol. Só o craque se lesiona. O perna-de-pau tem uma saúde de ferro. Então, o ataque ficou por conta de Leandro (esse guri joga muito) e de de Junior Viçosa. Com o retorno de Fábio Rochemback, Vilson foi deslocado para a defesa, com Rafael Marques aparecendo entre os reservas.
Em tempo, o Inter foi praticamente o mesmo que perdeu para o Peñarol. A diferença foi a saída de Oscar (logo ele!) para a entrada de Rafael Sobis, que atuou mais próximo a Leandro Damião na área. Na armação, D'Alessandro contou com o apoio de Andrezinho, que ajudou Bolatti e Tinga na saída de bola.
Em outras palavras, o Grêmio não é tão ruim como a tacanha mídia esportiva gaúcha insiste em ressaltar. Já o Inter é rigorosamente um time mediano composto de jogadores medíocres. Só tem um craque, o garoto Oscar. Um jogador, aliás, que os técnicos colorados adoram colocar na reserva. Vai entender.
O jogo pode ser resumido da seguinte forma. No primeiro tempo o Inter jogou melhor até marcar o seu gol aos 8min. Andrezinho chutou forte para superar o goleiro Marcelo Grohe. A partir daí, o colorado mostrou toda a sua tradicional empáfia e incompetência. A equipe treinada por Falcão passou a andar em campo, a dar passes de efeito, a imaginar que estava jogando no Nou Camp para a torcida do Barcelona. Ledo engano.
Aos 38 minutos, depois de perder dois gols feitos, Junior Viçosa deu um choque de realidade no Inter. Fábio Rochemback fez um lançamento genial, Renan saiu mal da meta e Viçosa cabeceou para o fundo das redes.
Na etapa complementar, o Inter mostrou a mesma letargia apresentada no jogo contra o Peñarol. Azar do colorado. Aos 40 segundos (?!) Leandro tabelou com Júnior Viçosa e chutou com categoria no canto direito de Renan. O Inter não reagiu. Seguiu jogando mal. Aliás, no segundo tempo, o Grêmio deu um banho de bola. Mas como clássico é clássico, Leandro Damião fez um gol espírita
Aos 36min, Kleber alçou bola na área. Uma jogada de puro desespero. Só que Leandro Damião desviou de cabeça. A bola ia para fora, mas desviou na zaga gremista e entrou no canto, rende à trave. O empate seria algo absurdamente injusto. É por essas e outras que Deus não joga, mas fiscaliza. Aos 41min, Lúcio lançou em profundidade e Viçosa - sem impedimento - desviou para as redes. Detalhe: novamente, o goleiro Renan saiu mal.
Agora, o Grêmio tem a vantagem do gol qualificado. Pode até perder por 1 a 0 ou 2 a 1, que leva o título. Mesmo assim, o próximo Gre-nal é completamente imprevisível. A gente nunca sabe que fiasco o Inter vai cometer...