A legítima retranca gaúcha
Grêmio depois da bizarra derrota para o Juventude no meio da semana se recuperou no Gaúchão. Venceu o Veranópolis por 2 a 1 no Estádio Olímpico. O time treinado por Renato Portaluppi segue na briga pela liderança do Grupo B da Taça Farroupilha. O time tem 12 pontos e divide a ponta com o Cruzeiro.
De qualquer forma, o destaque da partida não ficou por conta do tricolor gaúcho. Sim, quem realmente brilhou foi o técnico Gilmar Dall Pozzo do Veranópolis. Ele mostrou ser adepto de umas mais sofisticadas técnicas de futebol utilizadas nos pampas: a retranca.
Porém, o Veranópolis não fez uma retranca qualquer. Ele realmente se esmerou. Seus jogadores sequer passavam do meio-campo. Avançar em direção ao gol gremista era um arroubo de coragem não permitido. A tática era ficar socado no campo defensivo dando balões para lugar nenhum coisa linda de se ver.
Com esse glorioso esquema 0-11 o primeiro tempo só podia terminar empatado. O Grêmio reagiu na etapa complementar. Aos 12min, Fabio Rochemback cobrou falta da intermediária, a bola desviou na zaga do Veranópolis. Na sobra, Leandro chutou forte para o fundo as redes. Esse guri realmente joga bola.
Depois disso, o Veranópolis mudou de postura? Passou a atacar? Claro que não. Em time que está retrancado ninguém se mexe. Então sobrou para o Grêmio seguir tentando marcar mais um gol. O ataque gremista voltou a perder uma chance atrás da outra.
Até que aos 37min, Pessali, que havia acabado de entrar em campo, invadiu a área e foi derrubado por Sanaduva. Era só o Borges bater e comemorar. Mas nada é fácil para o Grêmio. Nem mesmo uma simples penalidade máxima. O goleiro defendeu, a bola subiu e bateu no travessão. Por sorte, voltou nos pés do atacante, que só teve o trabalho de completar para as redes.
Para fechar o dia gremista, houve um encontro com o inesperado. O goleiro Victor tomou um frango inacreditável. Renan cobrou de muito longe. Victor espalmou mal a bola bateu na trave e nas suas costas e entrou. O técnico Gilmar Dall Pozzo reclamou muito, é claro, onde se viu um time retranqueiro marcando gol?