Grêmio Patrolero liquida o Oriente Petrolero
O Grêmio segue com tudo na Libertadores. Não teve piedade do Oriente Petrolero. Venceu por 3 a 0 e foi pouco. Dominou a partida e mostrou que— mais uma vez— é um dos favoritos para o título. Como ficou em um grupo teoricamente mais fácil, a equipe comandada por Renato Portaluppi pode fazer uma excelente campanha e ganhar vantagens nas próximas fases.
O jogo começou equilibrado. Nos primeiros 20 minutos houve realmente algum nervosismo por parte do Grêmio. Depois, o time se recuperou e passou a dominar o jogo. Mesmo assim, o gol não saía. A dupla de ataque André Lima e Borges ainda não conseguiu se entrosar.
Aos 43 min do primeiro tempo, o lateral Gabriel entrou na área pela direita, tentou dar o drible e a bola bateu no rosto do zagueiro. O juiz uruguaio Líber Prudente, apesar de estar de costas para o lance, viu que o jogador do Oriente tinha a intenção de meter a mão na bola. Só acertou no rosto, porque ele não joga nada. Conclusão? Pênalti claro.
Douglas cobrou rasteiro no canto direito. Um gol para fazer justiça no placar. Os bolivianos reclamaram muito, mas como se diz na Libertadores o choro "és libre".
Na etapa complementar, o tricolor gaúcho começou de forma implacável. Aos 2 min, Borges recebeu a bola na entrada da área e chutou forte. O goleiro Hugo Suárez e o lateral esquerdo Gilson aproveitou. Com o segundo gol os bolivianos Oriente Petrolero afundaram o rosto no gramado do Estádio Olímpico e começaram a cavar para ver se encontravam algum pré-sal para explorar.
O massacre continuou. Aos 24 min, Douglas recebeu um passe perfeito de Lúcio e tocou com tranquilidade para o fundo das redes. A partir daí, o ataque gremista perdeu um gol atrás do outro. Coisa que vem acontecendo com uma regularidade impressionante. O meio-campo jogou bem, apesar da formação destemida e corajosa. Ou se preferirem ensandecidamente ofensiva.
Na marcação só ficou o Fabio Rochemback. Carlos Alberto, Douglas e Lúcio jogam para frente e, sinceramente, esse esquema não deve funcionar quando o Grêmio jogar fora de casa. Vale lembrar que Renato Portaluppi perdeu uma Libertadores por querer jogar no ataque no momento errado.
P.S.: O Inter segue com sorte. Deveria ter perdido para o Emelec, mas achou um gol. Só que levou o empate aos 49 minutos do segundo tempo. Fica, Celso Roth!