A grande decisão de coisa nenhuma
Grêmio ganhou do Botafogo por 3 a 0 e garantiu o quarto lugar do Campeonato Brasileiro. É o que se pode chamar de uma vitória fácil. Muito fácil. O time carioca é realmente ridículo. O pior de tudo é que apesar de ter a melhor campanha do segundo turno, de ter um time competitivo, de mostrar um futebol de qualidade, o tricolor gaúcho não ganhou nada. Foi uma grande decisão de coisa nenhuma. Na verdade, a equipe treinada por Renato Portaluppi obteve o direito de secar o Goiás.
A partida foi um passeio gremista. Chega a ser engraçado como muitos torcedores botafoguenses tinham a esperança que a equipe treinada por Joel Santana triunfasse em pleno Estádio Olímpico. Para que se tenha uma ideia, aos 2 minutos, Jonas já tinha perdido uma chance incrível de gol. Essa situação iria se repetir durante todo o jogo.
Como sempre o ataque tricolor perdeu muitas chances de gol. Por isso que, somente aos 20min, a superioridade gremista apareceu no placar. Após boa troca de passes, Jonas recebeu na entrada da área e chutou forte. O goleiro Jefferson soltou a bola nos pés de André Lima. O atacante aproveitou o rebote e marcou sem piedade.
O Botafogo entrou em pânico. Partiu desesperado para o ataque. Até mesmo por que apenas a vitória lhe daria o quarto lugar. Grêmio sequer se sentiu ameaçado. Seguiu mandando no jogo. Aos 38 minutos, Jonas dominou na frente da área, tabelou com André Lima e soltou um chute forte de pé direito. A bola ainda tocou na trave e entrou. Acredite quem quiser, Jonas marcou 23 gols no Brasileirão. Terminou a competição como artilheiro isolado.
Na etapa complementar quem apostou na reação do Botafogo errou feio. Joel Santana colocou Edno no lugar do volante Lucas Zen. E isso dá bem uma ideia do desespero da equipe carioca. Não demorou muito para o Grêmio ampliar o placar e sacramentar a goleada. Aos 8min, André Lima escapou livre pelo meio, invadiu a área e rolou de lado para Douglas. Sem dificuldades o articulador do meio campo gremista tocou para o gol vazio.
Agora, resta ao Grêmio secar o Goiás. A equipe esmeraldina venceu a primeira partida da final da Sul-Americana. Ganhou do Independiente por 2 a 0. Porém, o jogo decisivo será na Argentina, na quarta-feira. Vale notar que o time argentino jogou desde o primeiro tempo com um jogador a menos. Ou seja, era pro Goiás ter feito uma goleada histórica...
Fica o aviso aos torcedores do Goiás, subestimar um time argentino é um erro que pode custar caro. E os gremistas estão preparados para secar. Aliás, até o final do ano vai ser uma secação atrás da outra...