A um passo da quase classificação
Deu a lógica. O Grêmio trucidou o Guarani de Campinas e mandou o time do interior paulista direto para a segunda divisão. Os três pontos foram importantes. O tricolor gaúcho joga na última rodada no Estádio Olímpico precisando de um empate contra o Botafogo para garantir o quarto lugar. Sim, a equipe treinada por Renato Portaluppi está a um passo da quase classificação.
Sim, por que o Grêmio está pagando pelos pecados do primeiro turno. Agora, a ordem é secar o Goiás que enfrenta o Independiente na final da Copa Sul-Americana. Somente se o time Argentino vencer, o tricolor gaúcho terá sua vaga assegurada. É... nada com o Grêmio é tão simples assim.
O jogo, realizado no Estádio Brinco de Ouro em Campinas, começou movimentado. O Guarani do técnico Vagner Mancini - sim, ele mesmo - se partiu de forma desordenada para o ataque. Diga-se de passagem, a equipe paulista fez a pior campanha do segundo turno, conseguindo somente 11 pontos.
A esperança do Guarani não durou muito. Aos 23min, Rochemback cobrou falta pela esquerda, André Lima subiu mais que a zaga e, de cabeça, desviou para a rede. Depois disso, a equipe treinada por Vagner Mancini até que deu algum trabalho para o goleiro Victor. Mas ele não joga de titular na Seleção Brasileira à toa.
Na etapa complementar o Guarani tentou de tudo. O que, no caso da equipe paulista, equivale a quase nada. A melhor chance de empate do Guarani aconteceu em cobrança perfeita de falta de Baiano, que obrigou Victor a defender no ângulo esquerdo. E foi só. Aos 33 minutos, Diego Clementino foi derrubado na área por Ronaldo. Pênalti claro. Jonas cobrou com categoria e ampliou.
Enquanto o Guarani estava pensando em como seria voltar à segunda divisão, Jonas viu Diego entrar livre pelo meio e fez um passe preciso. O atacante invadiu a área e tocou na saída de Emerson aos 38 minutos. Era o rebaixamento invadindo o gramado do Estádio Brinco de Ouro...
Em tempo, o Grêmio pode - de forma indireta - ter decidido novamente o campeonato brasileiro. Tudo por que o Guarani enfrenta o Fluminense no Engenhão. Se ainda lutasse pela permanência na primeira divisão, a partida poderia ter algum interesse para o pessoal da Campinas. Resultado? O caminho do título ficou mais fácil ainda para o Fluminense.
P.S.1 - A torcida gremista adotou o lema de Dom Pedro I: "Independiente ou morte"
P.S.2 - O Inter jogou mal, usando a equipe titular, contra o Vitória que luta contra o rebaixamento. Fica o aviso aos colorados "tudo o que Sóbis, descis"...