Jogos Mortais (2) - Um passo em falso
O Grêmio empatou o Gre-Nal 383, válido pela 31ª rodada do Brasileirão, por culpa da inveja. Sim, o tricolor dominou a partida. Foi infinitamente superior enquanto teve 11 jogadores em campo. Porém, Fabio Rochemback cansou de ver o goleiro Victor fazer defesas impossíveis e quis mostrar o seu talento como arqueiro. Bem, ele pegou uma bola difícil e foi premiado - com justiça - com o cartão vermelho. O resultado de 2 a 2 não foi necessariamente justo. Mas a equipe treinada por Renato Portaluppi está a um ponto do G-4.
Como não poderia deixar de ser o Gre-nal começou truncado com muita marcação. O tricolor tinha mais iniciativa até por estar jogando em casa. E, para manter, a tradição, o ataque gremista se esmerou em perder gols. A ZeroZen já disse antes, mas vale repetir. O Grêmio deve estar próximo de quebrar o recorde mundial de gols perdidos...
De qualquer maneira, o Inter não aguentou tanta pressão. Aos 36min, Douglas alçou bola na área colorada em cobrança de falta. André Lima subiu no 25º andar e abriu o placar para o Grêmio. Daí para frente, até o final do primeiro tempo foi um verdadeiro massacre. Só deu Grêmio. Mas, infelizmente, a etapa inicial terminou em um mísero 1 a 0.
O segundo tempo foi repleto de emoções. o Inter voltou com Rafael Sobis no lugar de Glaydson, pensando em incomodar a defesa gremista. Mas não bem isso o que aconteceu. O atacante colorado foi uma nulidade em campo. O Grêmio seguiu perdendo gols. Porém, a equipe treinada por Celso Roth começou a ameaçar o gol de Victor, principalmente devido a D'Alessandro. O argentino estava fazendo o que sabe fazer de melhor: ou seja, irritar as pessoas.
Aos 19min, Índio cabeceou após bola cruzada e Fabio Rochemback resolveu mostrar que também é um grande goleiro. Fez uma defesa espetacular e impediu o gol. Resultado? Foi expulso. Nem precisa dizer que era melhor deixar a bola entrar. O juiz, Carlos Eugenio Simon, marcou o pênalti e expulsou corretamente o capitão gremista. Alecsandro - de atuação apagada - foi para a cobrança. Bateu forte no meio do gol. Quase que Victor fez outro milagre. Mas o atacante colorado igualou o placar.
Enquanto a torcida colorada comemorava o empate altamente injusto, o Grêmio virou o jogo. Aos 24 min, André Lima acionou Fábio Santos na esquerda. O lateral foi entrando na área. A zaga colorada estava com a cabeça no mundo das arábias. O jogador aproveitou a bobeira e fuzilou o gol de Renan.
Bem, a partir deste momento, o jogo mudou. O Grêmio foi para a tradicional retranca, segurar a vitória. O Inter aproveitou a chance para atacar. A partida ficou dramática. Com um a mais é óbvio que o colorado pasou a dominar o jogo. Para azar da equipe treinada por Renato Portaluppi, D'Alessandro depois de 2937 chutes perigosos acertou um. O argentino pegou a bola de costas para o gol e chutou forte no canto, aos 38min, para marcar o gol de empate: 2 a 2.
Caso vencesse o arquirrival, o Grêmio assumiria a quarta colocação do Campeonato Brasileiro, entrando definitivamente na briga pelo título da competição. Com o empate, o tricolor gaúcho é o oitavo, com 47 pontos. Falta pouco para o tricolor buscar a vaga da Libertadores. Depois da partida contra o Fluminense, o Grêmio tem tudo para embalar uma sequência decisiva de vitórias.
Em tempo, ao contrário do que pensa a tacanha mídia esportiva gaúcha, o empate deixou tanto Grêmio quanto Inter vivos na competição.