Jogos Mortais (1) - missão cumprida
O Grêmio voltou a ser aquele time inacreditável. O tricolor gaúcho venceu, de virada, o líder Cruzeiro por 2 a 1 no Estádio Olímpico. E jogou muita bola. O time do técnico Renato Portaluppi enfrentou o primeiro dos três jogos mortais e seu deu bem. Mas o desafio está apenas começando.
O tricolor gaúcho está em sétimo lugar no Brasileirão a quatro pontos do sonhado G-3. Só que vai enfrentar nas próximas duas rodadas o Inter e o Fluminense. São partidas difíceis e complicadas. São jogos mortais. Porém, pelo futebol que apresentou contra o Cruzeiro tem tudo para superar ambas equipes.
A partida entre Grêmio e Cruzeiro começou movimentada. Aos 18min do primeiro tempo Jonas teve um gol anulado. O domínio do tricolor gaúcho era completo. Porém, a equipe mineira não está na liderança à toa. Em um lance de bobeira da zaga, aos 28min, Montillo recebeu a bola na área pela direita e chutou em cima de Fábio Rochemback. A bola voltou para o jogador do Cruzeiro que mandou de esquerda para o canto do gol de Victor.
Com o gol a equipe mineira foi rapidamente infectada com a síndrome DIG (delírio de injustificada grandeza). Passou a atacar em pleno Estádio Olímpico sem temer as consequências. Mesmo com toda pressão, o tricolor gaúcho resistiu e voltou a dominar a partida. E ainda foi premiado com um gol no final do primeiro tempo.
Aos 48min, Jonas recebeu um lançamento preciso de Douglas. O atacante entrou na área pela direita e chutou forte, mas Fábio defendeu. A bola então sobrou para Júnior Viçosa, que aproveitou o rebote e, mesmo desequilibrado, mandou para as redes.
O segundo tempo deveria ter ensinado a lição ao time do Cruzeiro. Era fazer aquela velha retranca e segurar o empate. Mas não foi isso que aconteceu. A partida foi aberta, ambas as equipes em busca da vitória. Só que o Grêmio foi mai efetivo. Aos 27min, Gilson foi derrubado na área por Thiago Ribeiro. E, sim, foi pênalti. Jonas chutou forte, no canto, e fez. A arbitragem, só para complicar, assinalou invasão de área e mandou repetir o lance. Sem problemas. Jonas bateu de novo e marcou outra vez, garantindo a virada e a festa no Estádio Olímpico. O gol deveria valer por dois, mas deixa pra lá.
Em tempo, a torcida do Cruzeiro não deve ficar triste pelo resultado. A equipe mineira tem muito mais futebol do que Fluminense e Corinthians e é favorita para levar o título. Claro, o Grêmio é atualmente a melhor equipe do Brasileirão, Pena que levou tempo demais para perceber isso...