Jonas é mesmo o Jardel do novo milênio
O campeonato para o Grêmio segue cada vez mais inacreditável. O tricolor gaúcho empatou por 3 a 3 com o Vasco em São Januário. Foi muita sorte do time carioca, por que, outra vez, a equipe treinada por Renato Portaluppi mandou no jogo. Faltam oito rodadas e o Grêmio está a seis pontos da zona da Libertadores.
Infelizmente, a missão gremista é muito difícil. Daqui para frente, o Grêmio vai enfrentar uma série de jogos complicados. Se vencer, garante a vaga. Se perder, vai disputar a Copa Sul-americana em 2011. Mas a verdade é que, contrariando todas as expectativas, o tricolor gaúcho segue vivo na competição.
O grande destaque da partida entre Grêmio e Vasco foi o centroavante Jonas. Sim, ele marcou mais dois e é o artilheiro isolado do Brasileirão com 19 gols. Ao que tudo indica Jonas é mesmo o Jardel do novo milênio. O jogo começou eletrizante. Ambas as equipes criavam várias chances de gols. Porém, a equipe carioca teve mais sorte do que juízo. Aos 15min, Éder Luís recebeu belo passe de Zé Roberto e só teve o trabalho de tocar para a rede na saída de Marcelo Grohe.
Daí para frente o Vasco apanhou feito mulher de traficante. Mas devido a tradicional falta de pontaria do ataque gremista o empate só saiu aos 41min. Jonas acertou belo chute no ângulo de Fernando Prass e igualou o placar. O problema é que a zaga do Grêmio não inspira confiança nenhuma e falhou feio. Aos 46 minutos, nos acréscimos da etapa inicial, após cobrança de escanteio, Dedé escorou e a bola sobrou para o zagueiro Cesinha, na pequena área. O cruzmaltino cabeceou para a rede gremista e estragou tudo. O Vasco, de maneira absurdamente injusta, terminou o primeiro tempo em vantagem.
A injustiça foi ampliada no segundo tempo. O Vasco voltou melhor mas sem qualquer efetividade. Porém, em um lance bizarro acabou ampliando o placar. Aos 24min, Felipe rolou para Felipe Bastos chutar. A bola desviou na zaga gremista e enganou o goleiro Marcelo Grohe. Parecia que o azar estava de volta. Parecia que novamente o tricolor gaúcho seria vítima de forças malignas. É, mas só parecia...
Enquanto os vascaínos estavam comemorando fazendo um pagode no meio do campo, aos 27 min, Jonas tabelou com André Lima e finalizou sem chance para Fernando Prass. E deu para perceber o medo invadindo a alma dos jogadores da equipe carioca. O Grêmio cresceu na partida. Foi para cima do Vasco, amassou, trucidou, humilhou a equipe adversária.
O resultado de tanta pressão foi gol de empate. Aos 43 minutos, Gabriel recebeu passe dentro da área e chutou para a rede vascaína igualando novamente o placar. E ficou nisso. O Vasco deve agradecer a todos os santos de Portugal. Teve muita sorte. Se o jogo durasse mais 10 minutos seria derrotado em São Januário.
Agora o Grêmio tem dois jogos dramáticos pela frente (Cruzeiro e Inter). Se vencer, pode começar a carimbar o passaporte da Libertadores. Mas fica o aviso: o alvo gremista é o Corinthians. O "timão" (sic) está em queda livre. De todos os times que ocupam uma vaga é disparado o mais fraco.
P.S. - É difícil, mas pode acontecer. O Grêmio pode ficar em quinto e mesmo assim ir para Libertadores...