Grêmio, o "ricardão" do campeonato brasileiro
O Grêmio virou uma espécie de amante, de "ricardão" do Campeonato Brasileiro. Ou seja, sempre se dá bem fora de casa. É incrível, mas a equipe treinada por Renato Portaluppi segue fazendo estragos na condição de visitante. A última vítima foi o Vitória que terminou goleado no Estádio do Barradão por 3 a 0.
Antes de mais nada uma coisa precisa ficar clara: foi um banho de bola gremista. O time segue melhorando. Mas a diferença de pontos para o último classificado da Libertadores é gigantesca. De qualquer sorte, a zona de rebaizamento já faz parte de um passado distante.
O Vitória só conseguiu resistir 20 minutos ao bom futebol apresentado pelo tricolor gaúcho. O zagueiro Wallace cometeu uma falha bisonha. Tentou afastar a bola da defesa com um chutão, mas acertou Jonas. Na sobra, Maylson aproveitou, invadiu a área e tocou na saída do goleiro Lee.
A partir daí brilhou a estrela do goleiro Victor. Ele fez grandes defesas. Parou o claudicante ataque do Vitória. A situação ficou chata para o time da casa. Tanto que a torcida baiana vaiou o time no intervalo, cobrando uma reação rubro-negra. Não adiantou nada, é claro.
Na etapa complementar, o Grêmio voltou a executar com perfeição a tática da retranca. O tricolor ficou em sem campo só esperando para matar jogo em um contra-ataque. Pena que levou um tempo absurdo desperdiçando chances. Como sempre o ataque se esmerou em perder gols. Só aos 46min, Diego Clementino - que havia entrado na vaga de Maylson no segundo tempo - aproveitou o rebote de Lee no chute de Jonas e apenas empurrou para o gol. Finalmente o placar se tornava um pouco mais justo. Mas ainda deu tempo para ampliar. Aos 47 minutos, Edilson ainda ampliou em chute forte.
O time de Renato Gaúcho chegou a seu quinto jogo seguido sem derrota. Mas tem mais. O tricolor gaúcho tem a melhor campanha do returno. Em oito jogos, foram seis vitórias, um empate e uma derrota (para o Palmeiras). Agora, o Grêmio vai a 39 pontos e segue em ascensão na tabela.
Será que o Grêmio vai fazer o impossível? Será que vai recuperar o tempo perdido? Ainda é cedo para afirmar qualquer coisa. Mas é fato: o sorriso nos rostos colorados desapareceu. E isso é bom sinal...