Joel Santana: "The Grêmio plays good and still alive"
O primeiro turno do campeonato brasileiro terminou com o Grêmio fora da zona maldita. O tricolor gaúcho empatou em 2 a 2 com o Botafogo, no Engenhão. Embora a mídia colorada relute em admitir, a equipe treinada por Renato Portaluppi melhora a cada jogo. O inferno astral parece ter chegado ao fim.
Aliás, a partida entre Botafogo e Grêmio teve dois tempos bem distintos. No primeiro só a equipe treinada por Joel Santana jogou. "The players shoot the ball very well. We massacrate the other team", diria o comandante carioca em seu peculiar domínio da língua inglesa. Mas na etapa complementar tudo mudou. O Grêmio mostrou garra, raça, superação e um excelente preparo físico.
Para variar, o Grêmio saiu perdendo. Aos 15min, Maicossuel cobrou escanteio e Antônio Carlos completou de cabeça para o fundo das redes. O tricolor entrou em parafuso. Nada mais deu certo. A equipe carioca aproveitou para tomar conta do jogo.
Aos 20min, Herrera tocou para Marcelo Mattos, que devolveu para o atacante. Na cara do gol, Herrera - pasmem - não errou. Tocou com estilo para venceu o goleiro do Victor. Neste momento, milhares de colorados esboçaram um sorriso irônico. Mentalmente escreveram a seguinte manchete: "Botafogo afunda Grêmio". É... mas nada como um dia depois do outro.
No segundo tempo, o Grêmio reagiu. Logo aos 8min, Jonas achou uam brecha entre os zagueiros e chutou no canto direito de Jefferson para descontar. Daí para frente foi um massacre. O tricolor perdeu um gol atrás do outro. Jogando com cinco atacante, a equipe treinada por Renato foi para cima em busca do empate. O Botafogo decidiu ficar especulando nos contra-ataques.
Tudo se encaminhava para o empate. O gol, porém, teimava em não sair. Só que aos 40min finalmente foi feita a justiça no placar. Lúcio cobrou falta e Jonas completou de cabeça. Ao final da partida, a torcida do Botafogo vaiou com força o seu time no Engenhão. A pergunta é: por quê? A equipe carioca é um mistério. Ataca mal e se defende pior ainda. Mesmo assim, ocupa a quinta posição. Vai entender. Enfim, um time que tem Herrera e Loco Abreu não pode ser levado a sério...
Quanto ao Inter, não há dúvida. A equipe treinada por Celso Roth vai seguir vencendo até o momento em que se dedicar ao Mundial de Clubes. Até lá os gremistas devem ficar absolutamente indiferentes. A não ser na hora da decisão. Aí sim, os gremistas vão garantir o tempo seco no meio do deserto...