Grêmio Prudente vence o Grêmio imprudente
Depois da Copa, o caos. Só mesmo o tricolor gaúcho para depois de 30 dias de folga voltar pior do que estava. E, sim, isso é um problema causado pelo técnico Silas. Até parece que o Grêmio desaprendeu a jogar futebol. E o pior de tudo não dá para botar a culpa na jabulani...
O Grêmio Prudente, que estava na zona do rebaixamento, entrou em campo, no Estádio Eduardo José Farah, com aquele incentivo que só o mais puro pânico é capaz de causar. Já o Grêmio (im)Prudente parecia estar em uma partida amistosa. Resultado de tanto desleixo e descuido? Uma derrota inapelável por 2 a 0.
Vale dizer que a partida foi muito, mas muito ruim. O primeiro gol do jogo saiu em um lance isolado. Aos 22min, Paulo César bateu uma falta pelo lado esquerdo do ataque. Ele chutou errado. A bola deveria explodir em cheio na barreira. O problema é que a barreira gremista, formada por apenas dois jogadores, abriu no meio. A bola passou e o goleiro Victor não conseguiu chegar a tempo para fazer a defesa. O restante do primeiro tempo foi um festival de ruindade de ambos os lados.
Na etapa complementar, antes mesmo do Grêmio tentar esboçar uma reação. O juiz apitou pênalti. O zagueiro Rodrigo derrubou Wanderley na entrada da área. Foi uma jogada no mínimo discutível. De qualquer forma, o lateral Paulo César chutou no canto direito do goleiro Victor, que fez uma grande defesa.
A partir daí, a situação gremista melhorou. Mesmo sem fazer uma grande partida conseguiu equilibrar o jogo. E situação ficou ainda melhor quando aos 20min, João Vitor recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Só que a equipe treinada por Silas não conseguiu fazer valer a vantagem numérica. A melhor jogada da equipe foi um lance de escanteio, aos 34min, quando Jonas mandou pra fora o cruzamento de Fábio Rochemback.
Aos 46min, veio o castigo, em uma jogada de contra-ataque, Wanderley recebeu passe na grande área livre de marcação e tocou na saída de Victor, decretando a vitória do time paulista. A derrota deixou o Grêmio na zona do rebaixamento, com nove pontos, na 17ª colocação. É o caos.
Já o Inter, que emendou duas vitórias seguidas, está faceiro com o novo técnico. E talvez este tenha sido a contratação de maior lucidez da direção colorada. Agora que o Grêmio está em crise não pode sequer contratar o Celso Roth por que o Inter já fez isso. Genial.