Grêmio é o Avaí do Rio Grande do Sul?

O Grêmio é uma equipe coerente. Seja com titulares, seja com reservas joga sempre a mesma coisa. Aliás, o tricolor gaúcho - por incrível que pareça - está adotando um novo padrão. Ele está se transformando no Avaí do Rio Grande do Sul. E isto, ao contrário do que imagina o técnico Silas, não é um bom sinal.

Antes de mais nada é preciso explicar que o Grêmio enfrentou o Porto Alegre, sério candidato ao rebaixamento no campeonato gaúcho. Tudo indicava uma goleada. Tanto que a direção resolveu estrear a nova camisa do time justamente nessa partida para correr o mínimo de risco. Não que, é claro, alguém acredite em algum tipo de mandinga...

O único gol do Grêmio saiu aos 7 minutos da etapa inicial. Após boa jogada de Jonas pela direita, William completou, de cabeça, para o gol. Aliás, foi o seu primeiro desde que deixou o Avaí. Seria o início de uma goleada? Nada disso.

Tudo bem, o Grêmio patrolou o adversário. Foram várias chances de gol. O Porto Alegre raramente passava do meio-campo. O goleiro Marasca passou trabalho. Só que a tradicional falta de pontaria dos atacantes gremistas voltou a imperar. O Porto Alegre, diga-se de passagem, congestionou o meio-campo e passou a distribuir botinadas, parando todas as jogadas na base da falta.

O segundo tempo começou movimentado. Hugo criou as melhores oportunidades para o Grêmio ampliar. Apesar disso, a torcida ficou irritada com a ineficiência do time e ensaiou vaias. Silas foi chamado de burro ao a trocar William pelo garoto Mythuê. Aos 26min, o tricolor quase sofreu o gol de empate. Mas o Alex Moraes estava impedido. A arbitragem foi perfeita no lance.

A partida terminou mesmo em um pífio e patético 1 a 0 contra uma das equipes mais fracas da competição. Após o apito final do jogo, merecidas vaias para o técnico Silas saíram das arquibancadas.

Com o resultado, o Grêmio lidera com seis pontos o seu grupo na Taça Fábio Koff. A vitória também representou um recorde, já que agora o clube tricolor não perde no Olímpico há 47 jogos, um a mais na comparação com a marca que o Internacional obteve na década de 1970.

Jarbas Schier

P.S. - O Inter conseguiu o prodígio de jogar ainda menos do que o Grêmio. Venceu o São Luiz por 1 a 0. Mas teve muito mais sorte do que juízo...