Ganhar da Bolívia não é uma questão de altitude, mas de atitude...
Verdade seja dita: a Bolívia é um timinho. Ela não joga nada. Isto significa que o Brasil conseguiu o prodígio de jogar menos ainda do que uma seleção pífia, patética e ridícula. Foi exatamente por esse motivo que o técnico Dunga viu sua equipe sofrer a primeira derrota em 15 meses. A última vez que o escrete brasileiro saiu de campo derrotado foi em junho de 2008, diante do Paraguai (2 a 0), em Assunção.
O Brasil perdeu por 2 a 1. O resultado foi injusto. Pelo que as duas equipes mostraram em campo um empate seria mais adequado. De qualquer forma, a partida serviu para mostrar que Diego Souza não nasceu para a Seleção e que Adriano pode ser imbatível no Flamengo, mas que ainda está longe de ser o jogador de outros tempos.
Vale notar que essa era uma partida sem qualquer interesse. Em matéria de classificação, o jogo não valia nada. O Brasil já está na copa e a Bolívia já está no fundo do poço futebolístico, do qual, aliás, deve permanecer por muitos e muitos anos.
A Bolívia, porém, desde o começo do jogo tinha mais disposição em campo. Queria, a todo custo, vencer o Brasil e se despedir com honras das Eliminatórias. Aos 10min do primeiro tempo, abriu o placar com Olivares, escorando uma cobrança de escanteio. Detalhe: ele subiu sozinho sem marcação.
O Brasil tentava se encontrar em campo sem sucesso. Tanta falta de vontade e desentrosamento foi premiada aos 31 minutos. Marcelo Moreno fez 2 a 0 para a Bolívia. Ele cobrou falta com categoria, da intermediária, e mandou a bola no canto direito alto de Júlio César
No intervalo, os jogadores da seleção canarinho aproveitaram para fazer a tradicional reclamação sobre a altitude. Certo. É complicado jogar a 3.600 metros acima do mar onde fica a cidade de La Paz. Agora... mesmo nessa altitude a bola continua sendo redonda...
No segundo tempo, o Brasil tentou equilibrar o jogo sem sucesso. Justamente quando a Bolívia estava perto de marcar o seu terceiro gol, a seleção conseguiu criar um contra-ataque fulminante. Aos 24min, Maicon recebeu a bola na direita e cruzou na medida para Nilmar escorar de cabeça.
A vitória da Bolívia serviu apenas para o país acreditar que sabe jogar futebol. A equipe tem agora 15 pontos e se manteve na penúltima colocação das Eliminatórias Sul-Americanas. Ao Brasil de Dunga resta vencer a Venezuela na próxima quarta-feira, em Campo Grande (MS), ou torcer por um tropeço do Paraguai para assegurar a primeira colocação do torneio.
P.S.1 - O Grêmio perdeu para o Corinthians por 2 a 1. A torcida está indignada, mas a direção vibra. Finalmente vai realizar o sonho de disputar a Copa Sul-americana
P.S.2 - O Inter empatou em casa com o Atlético-PR. Mesmo assim, a torcida colorada se recusa a perceber o óbvio. Título do Brasileiro no ano do centenário? Outro caso típico de D.I.G. (Delírios de Injustificada Grandeza).