Não chore por mim Argentina...
Antes de mais nada é preciso deixar uma coisa clara: isenção jornalística uma ova. Pelo menos quando se trata de Brasil X Argentina. Aliás, não chore por mim Argentina, porque a ZeroZen certamente não vai chorar por vocês. A seleção brasileira venceu os hermanos na casa deles. É um feito que levou 33 anos para ser conseguido. Com o resultado, a seleção garantiu a passagem para a África do Sul e - mais importante - deixou a equipe treinada por Maradona em uma crise sem precedentes.
Dunga, quem diria, vai ser o técnico do Brasil na Copa. O treinador já acumula títulos da Copa América e Copa das Confederações e agora soma dez vitórias consecutivas. E derrotar a Argentina em Rosario foi mesmo um feito notável. Para quem não sabe, o time de Maradona em casa é um leão, mas como visitante é um gatinho domesticado. Diga-se de passagem que há 16 anos exatos a Argentina não era derrotada diante de seu torcedor. Sim, desde o dia 5 de setembro de 1993, quando caiu de forma humilhante para a Colômbia por 5 a 0.
O Brasil jogou muito. Foi uma partida consistente, principalmente da defesa. A Argentina começou pressionando, mas sem muitas chances. Tudo mudou aos 23min. Elano, em partida apagada, bateu falta para a área e o zagueiro Luisão subiu sozinho para escorar para as redes.
Os argentinos entraram em pânico. Aos 29 min, depois de falta batida pelo mesmo Elano (aliás essa é a posição dele na seleção: batedor de faltas) e cruzamento de Kaká, Maicon pegou a sobra e chutou forte. O goleiro argentino Andújar fez uma grande defesa. Só teve um pequeno detalhe: a bola sobrou livre para Luís Fabiano que só escorou para as redes.
Com 2 a 0 no placar só deu Brasil. A Argentina pressionou no final do primeiro tempo, mas sem sucesso. Graças a grande atuação do goleiro brasileiro, Julio Cesar. Para a etapa complementar, Maradona escalou Agüero no lugar de Maxi Rodríguez e cedeu aos pedidos da torcida por um triângulo ofensivo.
Não houve grandes mudanças no panorama da partida. Mas, aos 19min, Dátolo encontrou liberdade em uma das raras vezes e acertou chute de fora da área. Foi um de muito longe, mas acertou no ângulo, sem chances de defesa para Julio Cesar.
O gol poderia marcar o início da reação argentina, mas aos 21min houve um contra-ataque fulminante. Em uma grande jogada individual de Kaká, a Seleção selou a vitória. O camisa dez carregou pelo meio e acionou Luís Fabiano em velocidade. O passe foi perfeito, na medida certa. Então, o artilheiro das Eliminatórias mostrou frieza e inteligência, tocando por cobertura na saída de Andújar.
Depois disso, foi só esperar o final da partida. Brasil 3 a 1 fora o banho de bola. Moral da história? Não chore por mim Argentina, por que a ZeroZen certamente não vai chorar por vocês...