Grêmio vence o Gre-nal dos 100 anos
O Grêmio foi o grande vitorioso do Gre-nal dos 100 anos. Ele ganhou a partida de virada. Parece pouco? Tem mais: quebrou um tabu que já durava sete jogos e dois intermináveis anos. E não é só isso, com a derrota o Inter despencou para a terceira posição no Campeonato Brasileiro. Para fechar com chave de ouro, além do absurdo banho de bola na equipe treinada por Tite, o gol da vitória foi digno de centroavante.
Como era de se esperar o Grêmio, por estar jogando no Estádio Olímpico, tomou a iniciativa e foi para cima. Até a metade do primeiro tempo, o tricolor fazia uma atuação impecável,pressionando em busca do gol. O Inter só teve uma chance aos 14min, com cabeçada de Sorondo para boa intervenção do goleiro Victor.
Mas... como a ZeroZen já disse antes, Nilmar é o único craque do time do Inter. E aos 24min a equipe treinada por Paulo Autuori deu bobeira. Houve um contra-ataque colorado em que Andrezinho lançou Nilmar. Na sequência do lance, Souza perdeu a bola de maneira ridícula para o atacante colorado que não perdoou, tocou de pé esquerdo, no ângulo de Victor.
Seria mais uma vez a repetição dos últimos sete gre-nais anteriores. Ou seja, o Grêmio joga melhor e o Inter ganha em um lance isolado? Não desta vez.
Souza, o nome do clássico, resolveu compensar o seu erro. Aos 35min, quando o Inter parecia mandar no jogo, ele avançou pela intermediária e sofreu falta. Na cobrança, o próprio Souza acertou um chute perfeito no ângulo direito de Lauro. Um golaço. Com o empate, o tricolor voltou a mandar na partida.
A diferença técnica entre as duas equipes ficou evidente no segundo tempo. Foi um massacre gremista. Aos 2min, Rever cabeceou após cobrança de escanteio e a bola passou rente à trave. O Inter mal conseguia sair do campo de defesa. O incensado Taison desapareceu do jogo.
Mesmo com tanta superioride, o gol da virada só veio 24min. Claro, isso é que dá depender do ataque gremista. De qualquer forma, Souza - ele de novo - cobrou escanteio, Rever aproveitou o bate-rebate e chutou para grande defesa de Lauro. Só que, no rebote, Maxi López fez o que todo bom centroavante deve fazer. Ou seja, estar no estava no lugar certo, na hora certa. O atacante argentino cabeceou de dentro pequena área de forma certeira e inapelável. Um gol digno de centroavante.
A partir daí, Grêmio só administrou o jogo. O Inter foi apático e risível. O colorado tem tudo para entrar em uma crise violenta. Agora, a torcida gremista pode comemorar - por 100 anos - a vitória no clássico de número 377. E, se você é colorado, fica mais um aviso da ZeroZen. O centenário do Inter rima com o gauchão. E mais nada...