O jogo certo para os jogadores errados

O Grêmio está nas quartas-de-final da Libertadores. Venceu, sem maiores dificuldades, o San Martín por 2 a 0 no Estádio Olímpico. E o time tricolor segue com a melhor campanha do torneio sul-americano. Para deixar tudo ainda mais impressionante, Jonas e Herrera tiveram boas atuações.

A verdade é que tanto Jonas e Herrera foram beneficiados pela absurda fragilidade do adversário. Era o jogo certo para os jogadores errados. O Grêmio foi sempre superior ao San Martín. Mesmo com o gramado encharcado, o tricolor gaúcho partiu para cima. Aos 17 minutos, Fábio Santos cruzou pela esquerda, Maxi López atraiu a marcação e Jonas cabeceou sozinho, com estilo, para o fundo das redes.

O San Martín cumpriu com galhardia o seu papel de coadjuvante na Libertadores. Não fez absolutamente nada para atrapalhar a vitória do Grêmio. No segundo tempo, o técnico interino Marcelo Rospide decidiu trocar Jonas por Herrera. A famosa substituição em que se troca seis por meia dúzia.

Só que Herrera desta vez acertou. Ele recebeu um presente, um passe na medida, dentro da área do San Martín feito pelo argentino Maxi López. Ele chutou forte de primeira e completou para o fundo do gol aos 29 minutos do segundo tempo.

A vitória sobre o San Martín marcou o final da era Marcelo Rospide. Ele pode ser considerado o melhor técnico interino gremista de todos os tempos. Sua campanha é impressionante. Venceu todos os jogos da Libertadores e sofreu apenas dois gols. No campeonato brasileiro, empatou com o Santos. Enfim, Marcelo Rospide se despede do comando da equipe sem ter sofrido uma única derrota. E sem ter sido chamado de burro pela torcida. Nada mal...

Com a classificação garantida, o Grêmio vai enfrentar na próxima fase o Caracas. Os venezuelanos eliminaram o Deportivo Cuenca, ao vencerem em casa por 4 a 0. O adversário é bem mais forte que o San Martín. Porém o tricolor já estará sob o comando do Paulo Autuori.

Graças a excelente campanha da primeira fase o Grêmio tem a vantagem de jogar a segunda partida em casa. Se passar pelo Caracas pega o vencedor de Cruzeiro e São Paulo. Qualquer um desses dois times é um adversário complicado (embora o Cruzeiro seja 10 vezes mais perigoso).

A missão do Grêmio agora é vencer o Caracas, torcer pelo São Paulo e secar o Boca Juniors...

Jarbas Schier