Fica Paulo Autuori, fica no Qatar

Parece até rotina, mas o Grêmio venceu de novo na Libertadores. Derrotou o Universidad San Martín, por 3 a 1, em Lima, pelas oitavas-de-final. Mais uma vitória do técnico interino Marcelo Rospide que segue com 100% de aproveitamento. E já que em time que está ganhando não se mexe a ZeroZen só tem uma coisa a dizer: Fica Paulo Autuori, fica no Qatar...

Marcelo Rospide tem o grande mérito de transformar o Grêmio em um time simples. Os atacantes atacam, os defensores defendem e meio-campo fica mesmo no meio-campo. Ele não inventou nada, preferiu apostar no óbvio e se deu bem. O Grêmio segue com uma campanha impressionante na Libertadores. Tem tudo para chegar as semifinais, onde deve enfrentar outra equipe brasileira

Na vitória sobre o San Martín outra obviedade ficou clara. Maxi López é realmente o centroavante que o Grêmio tanto procurava. Basta o time jogar em função do argentino, que é um excelente cabeceador. Como se não bastasse ele usa a camisa 16, a mesma do Jardel.

O Grêmio novamente começou a partida patrolando e abriu o placar logo aos 8min. Souza, em grande fase, fez bela jogada, passou por dois defensores e chtou da entrada da área. A bola entra no canto esquerdo de Butrón.

A equipe do San Martín partiu para o ataque após o gol gremista e explorou rápidas jogadas. Os peruanos correm muito, mas é só isso. Acabaram empatando aos 33min em um descuido da zaga gremista. Arzuaga, que pela forma física poderia fazer propagandas da cerveja Brahma no Peru, recebeu passe na área, driblou o marcador e finalizou no canto direito de Victor.

O Grêmio foi para o vestiário com um placar decepcionante. Mas Marcelo Rospide é gente que faz. A equipe voltou melhor. Tanto que ficou novamente na frente do marcador logo a 1min do segundo tempo. Souza cruzou da esquerda, Maxi López subiu mais que a zaga e cabeceou no canto de Butrón.

O gol desmontou o San Martín. Depois disso, o Grêmio percebeu o óbvio: a jogada aérea era a arma para derrotar os peruanos. Aos 16min, Jonas - cada vez melhor no seu papel de partícula expletiva deslocada - fez boa jogada pela direita, chegou ao fundo e cruzou. Maxi López cabeceou mais uma vez para o fundo das redes e selou o placar.

Infelizmente, o técnico Paulo Autuori provavelmente desembarcará muito em breve em Porto Alegre para assinar contrato de um ano e meio com o Grêmio. Ele deve ser apresentado oficialmente à equipe e deve assistir ao jogo de volta contra o San Martín, do Peru, pelas oitavas-de-final da Libertadores.

Ao que tudo indica o treinador está mesmo acertado com o clube gaúcho. É mesmo um pena. Por melhor que seja, Autuori não vai repetir a inacreditável campanha de Marcelo Rospide. O técnico interino está invicto na Libertadores. Venceu todos as partidas que disputou. É sério candidato a técnico do ano. Por isso, a ZeroZen insiste: Fica Paulo Autuori, fica no Qatar...

Jarbas Schier