O Inter só é grande porque o Grêmio deixa

Certa vez um arguto frasista do Rio Grande do Sul explicou que a grandeza do Grêmio só se dá pela grandeza do Internacional. Ou seja, ambos os times só conseguem títulos em função da eterna luta para superar o arqui-rival. Tudo muito bonito, mas falso. O Inter só é grande por que o Grêmio deixa...

O Inter se sagrou novamente campeão gaúcho em mais uma final varzeana. O bicampeonato foi obtido com uma goleada histórica de 8 a 1 sobre o Caxias, no Beira-Rio. O título da equipe comandada por pelo técnico Tite veio de forma invicta e com uma campanha irrepreensível.

Claro que o título foi justo. Contudo, verdade seja dita, o Grêmio fez questão de jogar fora qualquer chance de vencer o Gauchão. Sim, o Inter venceu três gre-nais. Mas quantos deles foram disputados no Olímpico? Pois é... A própria direção gremista fez questão de abrir mão do fator campo no primeiro turno.

Aliás, o primeiro turno era o momento do Grêmio condensar todos os seus esforços no Gauchão. A equipe tricolor tinha de se esforçar ao máximo para vencer e garantir a vaga na final. Na segunda etapa da competição, os compromissos da Libertadores iriam impedir uma dedicação maior.

Nem é preciso dizer que isso se chama planejamento de futebol. O Grêmio fez tudo errado no Gauchão, Enquanto o Inter jogava sério escalando o time titular, o tricolor perdia pontos preciosos com um time misto pífio, patético e ridículo.

Este foi 38º título estadual do Inter. Nos dois últimos anos aplicou 8 a 1 na final. Goleou o Juventude e o Caxias, respectivamente. Tanto em 2008 como em 2009, as equipes da Serra gaúcha provaram que não tinham condições de estarem na final, só chegaram graças aos equívocos da direção gremista. De novo, o Inter só é grande por que o Grêmio deixa.

Agora, o Inter foca suas atenções na Copa do Brasil. Até o momento não enfrentou nenhum adversário qualificado na competição e mostrou um futebol totalmente medíocre, mas vá explicar isso a um colorado...

Já tricolor aposta tudo na Libertadores. O time não tem técnico e ninguém parece muito preocupado. Como diz o ditado, em time que está ganhando não se mexe. Mas o futebol apresentado pela equipe ainda é pouco para fazer a torcida gremista sonhar com o título...

Jarbas Schier