O Grêmio é um time de RPs?

Certa vez um desocupado descreveu que Relações Públicas era toda a bondade que emanava de um coração generoso. Pois é... depois de ver o Grêmio perder o terceiro Gre-nal pelo mesmo placar 2 a 1 e de novo de virada, só a uma conclusão possível: o tricolor gaúcho é um time repleto de RPs. É muita generosidade em campo, tanto que mais uma vez o Grêmio ajuda o coirmão a celebrar seu centenário.

Aliás, diga-se de passagem, o Grêmio deu um presente de luxo para o Internacional no ano em que o rival completa 100 anos: o técnico Celso Roth. A impressão que se tem é que enquanto ele estiver no comando do tricolor gaúcho não existirão mais vitórias em clássicos. Toda a vez em que é submetido a uma partida eliminatória, Roth fracassa. E isso explica o sucesso do Grêmio no Brasileirão...

O Gre-nal foi exatamente igual aos outros, o Grêmio jogou melhor, massacrou o Inter, perdeu uma série de gols feitos e terminou a partida derrotado. Com justiça, pois futebol é bola na rede.

O tricolor gaúcho abriu o placar no primeiro tempo em um pênalti. Tcheco foi empurrado por Kléber dentro da área. O meia cobrou e marcou sem vacilar. Porém, após uma disputa entre Nilmar e Thiego na área, o centroavante colorado caiu e o árbitro deu pênalti. A Andrezinho bateu mal, Victor defendeu, mas mesmo assim não conseguiu impedir o gol de empate.

O gol que garantiu a suada classificação do time centenário só saiu aos 32min da etapa final, quando a partida estava nervosa após as expulsões do colorado Taison e do gremista Rafael Marques e grande tumulto no centro do gramado. Alvo de muitos protestos dos rivais tricolores, o argentino D'Alessandro deu belo lançamento ao defensor, que mostrou categoria ao tocar por cobertura na saída de Victor.

O primeiro tempo terminou em 1 a 1. Na etapa complementar o Grêmio foi para cima. Todavia, graças a natural incompetência do ataque gremista nada aconteceu. Aos 11min, Souza bateu falta da intermediária e carimbou o travessão de Lauro. Em seguida, aos 24min, em nova batida de bola parada, Tcheco levantou para a área e Jonas subiu mais que a zaga para acertar a trave esquerda colorada.

Depois, houve o tradicional momento pancadaria que resultou nas expulsões de Taison e Rafael Marques. O jogo ficou restrito a poucos lances de perigo. O jogo tinha tudo para terminar em empate...

Porém, aos 32min da etapa final, o argentino D'Alessandro deu belo lançamento para o zagueiro Índio, que foi mais eficiente que o ataque gremista e tocar por cobertura na saída de Victor. De novo, O Inter ganhou no detalhe, de novo Celso Roth perdeu. De novo, o Grêmio foi um time bondoso que fez tudo para que o colorado comemorasse seu centenário...

Jarbas Schier

P.S. - Celso Roth foi demitido após a partida. Como sempre acontece o Gre-nal acerta a casa...