Chutando Cachorro morto: Playstation Classic
A Sony queria aproveitar a onda dos “consoles retro” e lançou o decepcionante “Playstation Classic”, que deveria revitalizar o PS1 com 20 jogos, mas o console teve vida curta. Mais curta que o Vita!
O primeiro problema é que os controles do Playstation Classic não possuem o “dual shock”. Afinal esse Playstation é essencialmente o “clássico”, mas não o melhor! Clássico no sentido de datado e ultrapassado.
O controle original do PS1 era um lixo. Quem vai querer jogar Resident Evil sem Dual Shock, ou Crusader No Regret, ou Diablo. Ou, sério, qualquer jogo do catálogo do PS1!
Os primeiros controles do PS1 eram horríveis, com apenas aqueles direcionais do inferno, que continuam até hoje nos controles da Sony. Sabe lá Deus o por quê. A verdadeira cruz que todo usuário do Playstation tem que carregar.
Notem que a única coisa positiva que o Vita tinha era os dois controles analógicos, que foram essencialmente subutilizados pela Sony. Afinal a Sony teria que lançar patches para quase todos os jogos do PSP, que definitivamente necessitavam dos controles analógicos. Com isso Sony ao menos resolveria a falta de jogos para o Vita.
O Playstation foi redescoberto por causa da cena de emuladores para PC. Que melhoravam gráficos e controles sensivelmente do PS1. Coisa que não foi feita para o Playstation Classic pela Sony! Que aparentemente nem pensou nisso! Pois de novo: era o clássico, não o melhor!
Os 20 jogos: Battle Arena Toshinden - O PS1 tinha melhores jogos de luta que esse. E sim, e sem os dual shock a maioria dos jogos de luta para o PS1 não envelheceram muito bem.
Cool Boarders 2 – Isso é um clássico?
Destruction Derby - Não.
Final Fantasy VII - Quadrados, retângulos, o inferno poligonal.
Grand Theft Auto - O primeiro GTA até que envelheceu bem. Mas aproveite e jogue no seu celular.
Intelligent Qube – Não.
Jumping Flash! – Como?
Metal Gear Solid – Não.
Mr. Driller – Nunca ouvi falar, o que dirá jogar...
Oddworld: Abe's Oddysee – Foi relançado para o PS3 como parte dos “PSOne classics” da PSN. Era o suficiente.
Rayman - Apenas para masoquistas.
Resident Evil Director's Cut – Pode ser o corte da puta que o pariu, sem o “dual shock” é um lixo.
Revelations: Persona - O primeiro Persona? Com aquela localização bizarra? Mais sobre isso depois... Não de jeito nenhum...
Racer Type 4 – Corrida. E adivinha: sem o dual shock a maioria dos jogos de corrida para o PS1 não envelheceram muito bem.
Super Puzzle Fighter II Turbo - Esse é um jogo de luta com Puzzles! Não!
Syphon Filter - Não.
Tekken 3 – Vide Battle Arena Toshinden...
Tom Clancy's Rainbow Six - O mesmo problema de sempre: Dual Shock!
Twisted Metal - Não. Até a versão de Carmageddon para o PS1 talvez fosse melhor. Mas não muito...
Wild Arms - RPG da gema. O PS1 tinha certamente RPGs melhores do que esse...
P.S.: Aguarde o PS2 Classic e se você gosta mesmo de PS1 games, baixe um emulador. É grátis...