Octo TV não era TV era outra coisa


Era uma vez uma televisão chamada TV COM. Era um canal comunitário com uma audiência irrelevante feito para atrair pequenos anunciantes. Podia ser mal realizado e sem muitas ambições, mas tinha uma certa lógica manter um produto como esse. Porém, a RBS resolveu inovar. Matou a TV COM e criou a Octo. A primeira TV feita por hipsters da redenção. O desastre foi tão espetacular que a Octo durou apenas 10 meses e foi despachada para o quinto dos infernos.

Em primeiro lugar, a Octo TV era a televisão na menos um. Tudo - absolutamente tudo - que não deve ser feito em televisão, o novo canal tentou implementar. É mais ou menos aquela história: não sabendo que era impossível foi lá e soube. O festival de bizarrices veio por conta da cineasta Flávia Moraes, a comandante do projeto. Na época, ela era a diretora-geral de Inovação e Linguagem do Grupo RBS.

Verdade seja dita: Flávia sempre deixou claro que a Octo não era TV era outra coisa. "Octo quer ser uma ferramenta colaborativa e traz uma postura baseada na inquietação que sirva de inspiração. Não é televisão, não é plataforma, não é nada disso, muito menos a nova TVcom. É outra coisa, uma definição aberta", explicava a cineasta.

Para começo de conversa, o Octo era absurdamente mal iluminada. Não dava para enxergar quase nada. O que para os convidados de qualquer programa da extinta emissora era uma grande vantagem. Assim, eles não viam a vergonha que estavam passando.

Também não ajudava em nada o fato da Octo não ter jornalistas como apresentadores. Na verdade, a televisão contratou atores (possivelmente tirou eles da fila do seguro desemprego). Em um dos momentos televisivos mais constrangedores de todos os tempos foi feito um making of. Então, foram entrevistadas as famílias desses atores. E uma mãe visivelmente aliviada fala: "Finalmente o meu filho vai ter dinheiro para sair de casa". Perceberam? Não é TV é outra coisa...

A Octo também dividiu as opiniões desde o seu lançamento: metade achou horrível a outra metade achou péssimo. Fato: se em algum momento de 2015 você postou algo a favor da Octo é melhor retirar essa parte da sua biografia autorizada. Ou melhor, não tire e aceite o fato de que você só não é um perfeito idiota porque perfeição não existe.

Aliás, Octo tinha a missão de promover e instigar o diálogo e a colaboração entre todos. O diálogo, de fato, aconteceu. As pessoas falavam da Octo. A tônica das mensagens era "Pelo amor de Deus traz de volta a TV Com". Sério. Como alguém consegue criar algo que dá saudade da TV Com? Parabéns a todos os envolvidos.

Ao ver que o barco estava afundando, a RBS tentou evitar o naufrágio. O diretor de Marketing e Produto dos Jornais, Marcelo Leite, assumiu a liderança de Octo, mas era tarde demais. Já Flávia Moraes foi para um exílio em Los Angeles. "Estamos encerrando um ciclo rico tanto em aprendizado quanto em resultados concretos e iniciando outro igualmente empolgante e desafiador. É provável, porém, que impactos importantes do trabalho só sejam identificados com o tempo, o que comprova a crença da RBS no futuro e sua coragem em assumir riscos inevitáveis do processo de inovação", informou. A cineasta ainda acrescentou que estar em Los Angeles fará toda diferença, pois a Califórnia é "o epicentro do entretenimento e da inovação".

Não deu certo. O caminho direto para o abismo já estava traçado. Em 10 meses o sonho dos hipsters da redenção acabou. Aproximadamente 50 colaboradores que atuavam na equipe do multicanal foram desligados. Os atores voltaram para fila do seguro desemprego. Como o contrato de concessão do canal 36 UHF estava no fim a RBS deixou o tempo passar e saiu pela porta dos fundos. E ainda hoje tem gente que sente saudade da TV Com ou de nossas resenhas do Planeta Atlântida...

P.S.1 - Para quem quiser ver um pouco da Octo e se traumatizar para sempre pode acessar esse link: Aqui . Não diga que a ZeroZen não avisou...

P.S.2 - A Octo se orgulhava de mostrar a todo o tempo os bastidores da TV. Isso não faz sentido. É como se eu fosse comprar um carro e estivesse mais interessado em ver o que tem na oficina...

P.S.3 - Em um email que circulou pelas redes sociais, supostamente atribuído a Flávia Moraes, ela se despedia do projeto culpando o público e chamando o telespectador de burro! Realmente uma TV que odeia audiência não é TV é outra coisa...

Da Equipe Articulistas