Chutando Cachorro Morto: Zippyshare


O Zippyshare morreu e provavelmente ninguém se deu por conta. Ele era um site gratuito de compartilhamento de arquivos. Finalizou todas as suas operações em março de 2023. Até que durou bastante. Iniciou suas atividades em 2006, ajudando inúmeros brasileiros a piratear, digo, trocar arquivos. Mas o grande problema do Zippyshare é que ele gerava receita apenas por meio de publicidades.

Antes de mais nada, é preciso um pouco de história. Acreditem, nem sempre existiu algo chamado Bitorrent. Houve uma época em que os sites de compartilhamento de arquivos eram relativamente comuns. Então, se você fosse um adepto de oferecer material protegido por direitos autorais para todos os seus amigos, era só usar um desses sites, fazer um upload, gerar um link e pronto.

O Zippyshare fez um relativo sucesso no Brasil. Sua queda não se deu por problemas de audiência. Segundo o site Similarweb, o Zippyshare recebia mais de 43 milhões de visitas todo o mês. É um número estratosférico. Ainda assim, o número de usuários estava caindo. O motivo? As pessoas passaram a usar métodos de compartilhamentos mais modernos e deixaram de usar a plataforma.

Mas o verdadeiro motivo do fim do Zippyshare está descrito em um comunicado oficial da empresa. Os custos são altos para manter um tráfego tão numeroso. Apesar da audiência representativa, eles não conseguem lucrar em cima disso. Por quê? Por conta dos bloqueadores de anúncios.

De acordo com o próprio Zippyshare: "você é forçado a colocar mais e mais anúncios, então os usuários ativam mais e mais adblockers". No final das contas, ninguém vê ou se importa com os anúncios. Como eles são ignorados, é preciso colocar uma publicidade ainda mais intrusiva e irritante. Então, é preciso bloquear ainda mais anúncios e o ciclo se repete. Então é óbvio que as pessoas buscaram outros caminhos para compartilhar arquivos.

O Zippyshare também reclamou do aumento dos preços da eletricidade. No último ano, os preços da eletricidade subiram 2,5 vezes. Por favor, isso é o que o preço aumenta por mês no Brasil. Enfim, é claro que o site também oferecia a opção de planos pagos. Com o fim do serviço, possivelmente umas 16 pessoas foram prejudicadas.

O Zippyshare tentou oferecer um bom serviço gratuito e buscou sobreviver somente de publicidade. Parecia um plano perfeito. Mas não se esqueçam: ele fez sucesso no Brasil. Então, seu público não estava disposto a pagar ou consumir anúncios. Ainda assim, sobreviveram 17 anos na miséria absoluta e sem o apoio de ninguém. Não. Peraí. Esse não é o Zippyshare. Esse é um resumo da ZeroZen...

Da Equipe Articulistas