Chutando Cachorro Morto: O triste fim do Popcorn
Será que em algum momento era possível assistir a todos os filmes e seriados sem pagar? Tudo no mesmo lugar e de graça? Pois é... Isso não era uma lenda urbana. Existia algo que poderia ser definido como a Netflix pirata. Mas a alegria chegou ao fim, o aplicativo Popcorn Time foi encerrado em 2022.
Se você é um policial ou um funcionário da Nintendo pode não concordar com a pirataria. Mas o fato é que o Popcorn Time fez muito sucesso. Basicamente, era a escolha de muitas pessoas que não podiam pagar por serviços de assinatura (resumindo: gente pobre). Então para assistir a seus filmes e séries preferidos apelavam para um caminho, digamos assim, mais alternativo.
O Popcorn Time foi desenvolvido “em poucas semanas” por um grupo de Buenos Aires. Sim, os hermanos estavam - e ainda estão falidos - então a Argentina resolveu dar mais um calote. Os desenvolvedores elegeram o “Pochoclín” (derivado do “pochoclo”, que significa pipoca no jargão de Buenos Aires) como seu mascote.
O aplicativo foi disponibilizado para Linux, MacOS, Windows e Android. Porém, o mais interessante foi o fato de que o código-fonte e o instalador executável do programa ficaram disponíveis em seu site para qualquer usuário acessar, baixar e instalar o serviço em sua máquina. Desde o início, o projeto foi concebido para ser software livre. Os colaboradores também localizaram o programa em 44 idiomas.
Nem é preciso dizer que a Internet abraçou o Popcorn. Em questão de algumas semanas após seu lançamento, o Popcorn Time se tornou o serviço de streaming não-oficial de mídia mais popular da Internet, com usuários espalhados ao redor do globo e uma grande biblioteca de filmes e séries que aumentava cada vez mais graças às contribuições de sua comunidade de participantes.
Claro que tudo isso era à margem da lei. Então começaram as reações da indústria do entretenimento. No Reino Unido, em abril de 2015, o Popcorn sofreu sanções. Depois, em 20 de maio de 2015, o governo de Israel bloqueou todo o acesso aos downloads oficiais do Popcorn Time. Ainda no mesmo ano o site dinamarquês popcorntime.dk foi fechado pela polícia dinamarquesa e duas prisões foram feitas.
Ou seja, o Popcorn Time descobriu tarde demais uma das regras de ouro da ZeroZen. Ou seja, se você quer chutar o pau da barraca, certifique-se de estar do lado de fora. Com tantas perseguições ficou difícil para os criadores seguirem em frente com o projeto.
Curiosamente, a pá de cal no Popcorn Time não foi um escritório de advocacia. Com a Netflix e o nascimento de outros tantos serviços de streaming atuais como Amazon Prime Video, HBO Go, Globoplay, entre outros, o consumidor passou a contar com várias opções relativamente baratas. Como a concorrência é acirrada, uma quantidade maior de serviços e catálogos de mídia mais variados são oferecidos. Isso significa que a pirataria não é mais tão necessária. A não ser, é claro, que você seja fã do Stremio. Mas esse vai ser tema de um futuro Chutando Cachorro Morto...