Chutando Cachorro Morto: Loading TV
Algum executivo genial deve ter tido uma epifania. Por que não fazer um canal sobre games? Vai ser fácil conquistar o público jovem dessa maneira. Vai ser fácil vender mouses e cadeiras superfaturadas para uma geração composta basicamente por gente tacanha e ingênua. A partir daí surgiu a Loading TV. Um canal, que pelo tempo que durou no ar, sequer conseguiu passar da primeira fase...
A Loading TV entrou no ar em 7 de dezembro de 2020. A primeira descoberta foi que nem sempre é fácil conseguir patrocinadores. Ainda mais se o seu produto é de nicho. Curiosamente, a grade de programas da emissora era inteiramente sustentada pela Kalunga. A rede varejista inclusive foi a responsável pela contratação dos profissionais da emissora. Aliás, dois dos sócios da Loading TV eram da Kalunga. O problema é que a rede de lojas vive uma crise financeira sem precedentes, agravada em função da pandemia. Segundo o Valor Econômico, a empresa tem dívidas que ultrapassam a barreira dos R$ 480 milhões. Para quem já está no cheque especial, investir em televisão é mesmo uma ideia de jerico.
A Loading TV durou menos de seis meses no ar, praticamente o tempo que você leva para baixar Call Of Duty: Modern Warfare no PS4. O adeus foi melancólico. A emissora passou apenas reprises de animes e programas. Com o final da Loading, cerca de 60 pessoas foram demitidas. E se você trabalha com comunicação sabe que isso é um verdadeiro game over.
A Loading TV ocupava, oram vejam só, a frequência da antiga MTV Brasil. Aliás, muitos dos apresentadores - que eram aquele tipo de gente estranha e esquisita conhecidos por Youtubers - diziam que a emissora surgiu para marcar uma geração. Só se for como sinônimo de fracasso e incompetência.
Claro que é muito difícil fazer um canal de games onde ninguém entende do assunto. Nesse quesito, a Loading TV estava repleta de momentos constrangedores. Em tempo, se você joga Freefire, PUGB Battlegrounds, Fortnite, ou mesmo LOL e DOTA isso não faz de você um gamer. Apenas mostra que tem uma vida infeliz. Porém, em defesa desse pessoal também dá pra dizer que ninguém na MTV sabia muito sobre o que estava falando...
O fracasso da Loading em captar patrocinadores foi decisivo. Um programa pode ficar no ar sem audiência, mas sem patrocinadores é praticamente impossível. Além disso, os custos de licenciamento dos desenhos e séries exibidos no canal eram altos. Para piorar, o dólar foi para as alturas, graças aquele ministro que pertence à Sociedade Mont Pèlerin (já leu o nosso ZZ-files sobre o assunto?).
O mais engraçado são os Youtubers gravando vídeos contando da sua demissão. E saindo da empresa com o material de escritório. Há uma profunda ironia nessa situação. Mas a ZeroZen sabe que quem joga Freefire, PUGB Battlegrounds, Fortnite, ou mesmo LOL e DOTA sequer sabe o que significa ironia...
P.S. - Canal de games? Será que os executivos da Loading TV nunca ouviram falar em Youtube?