Chutando Cachorro Morto: Domingão do Faustão


O Domingão do Faustão era como uma ressaca, vide o dia e o horário: um desconforto que você não vê a hora de acabar. Acredite quem quiser, o programa iniciou em 26 de março de 1989. Sequer havia internet. O Brasil ainda se comunicava com sinais de fumaça. A ZeroZen, pasmem, não existia.

Mas depois de 32 anos, o Domingão acabou. Na verdade, ele já estava morto. Tinha data e hora para acabar. A atração dominical iria até o final do ano de 2021. A Globo deixou claro que não renovaria o contrato de Fausto Silva. Mas no 13 de junho de 2021 o vetusto apresentador foi substituído por Tiago Leifert, que não perdeu tempo fazendo algum arquivo confidencial do Fausto Silva. Simplesmente seguiu em frente.

A saída antecipada de Fausto Silva foi provocada por uma série de fatores. Faustão teve de se afastar para um tratamento. Estava com infecção urinária. Porém, manifestou publicamente sua indignação com o tratamento recebido por Ricardo Waddington. Para piorar o clima, a Globo mostrou uma completa falta de vontade em planejar o último ano do Domingão. Como a emissora decidiu tirar o apresentador do ar seis meses antes do combinado, Fausto Silva aproveitou para assinar com a Bandeirantes.

Inclusive, para não ficar chato, a Globo teria tentado realizar uma homenagem ao apresentador. No caso, um vídeo rápido para mostrar que estava tudo bem. Contudo, Fausto se negou a colaborar. O Domingão passa a se chamar Super Dança dos Famosos. O que honestamente não faz a menor diferença para a redação da ZeroZen. Durante 32 anos, a gente deve ter assistido em torno de uns três talvez quatro minutos do programa.

A Globo definia dessa forma o programa: comandado por Faustão (Fausto Silva) o programa tem quadros de dança, música, disputas, desafios, artistas, entrevistas, vídeo cassetadas. Ou também: Fausto Silva comanda o Domingão, com diversão para toda a família no início da noite de domingo. A ZeroZen diria que era o ápice do tédio, o pináculo da chatice...

Depois de 32 anos o que sobra? As video-cassetadas. Mesmo depois do mundo mudar e já estar no BluRay, Fausto Silva insistia em passar as mesmas cenas de acidentes caseiros. 32 anos de reprise! Deve ser um recorde mundial de preguiça e indolência.

Ou quem sabe o inacreditável Sushi Erótico? Sim, em outubro de 1997, em plena tarde de domingo, o programa para toda a família brasileira exibiu os atores Marcio Garcia, Oscar Magrini e Matheus Rocha degustando diversas iguarias da culinária japonesa, como sushis e sashimis, que estavam dispostas sobre o corpo de atrizes/modelos/manequins nuas. Mesmo no país do carnaval, a iniciativa recebeu uma saraivada de críticas. A polêmica causou o afastamento do diretor Carlos Manga da atração.

Fausto Silva também conseguiu certa notoriedade pela frase: "Tá pegando fogo, bicho!". Esse momento mágico aconteceu em 1994. Faustão apresentava ao Brasil a "grande invenção de Marcolino Pereira, o grande filósofo do Cascais". Basicamente, era uma churrasqueira de controle remoto. Porém, as coisas não saíram como o esperado e a invenção pegou fogo! "Tá pegando fogo, bicho!", gritou Faustão. Os bombeiros foram acionados para resolver a situação. É... quem sabe faz ao vivo.

Por fim, o meme "errou". Alguém fala uma besteira em uma rede social e surge uma foto de Fausto Silva com a legenda "errou". Porém, a origem de tudo é curiosa. Participantes de uma gincana apresentavam dificuldades para acertar uma charada. Todavia, Faustão está lá para ajudar. Então, dá seis dicas para uma das participantes: "É um país da Europa. No passado, invadiu o Brasil. Terra das flores e dos moinhos de vento. Tirou o Brasil da última Copa [do Mundo de 2010]. Na final da Copa perdeu para a Espanha. Seu idioma é o holandês. Que país é esse? A resposta qual é, Vitória?!". A menina não titubeia: "Itália!".

E isso explica muito sobre a audiência do Domingão do Faustão. Aliás, isso explica o nível da televisão aberta no domingo à tarde...

P.S. - Antes de ir para a Globo, Fausto Silva tinha um programa chamado Perdidos na Noite na Bandeirantes. Cinco minutos desse show foram mais engraçados que 32 anos do Domingão do Faustão

Da Equipe Articulistas