Chutando Cachorro morto: PS3


O PS3 foi um caso clássico erro de muita pretensão somado a falta de noção. Depois de dominar o mercado de videogames com o PS2, Sony menosprezou o XBOX 360. Não com certa razão. O primeiro XBOX, o "XBOX classic" fora uma bela porcaria, que até hoje é ignorado pela Microsoft. A verdade é que mesmo com o sucesso inicial do XBOX 360. Sony acreditou que cedo ou tarde Microsoft iria cometer um erro. Demorou, mas aconteceu. Vide XBOX One...

Mas os problemas da Sony realmente surgiram quando a pretensão começou a tomar conta do projeto do PS3.

Para terem uma idéia NASA usou centenas de PS3s por causa da sua compatibilidade com o Linux. Para formar um supercomputador. Só que se esqueceram de desabilitar o update automático do sistema PS3. Mirins... Assim quando a Sony eliminou o suporte ao linux no firmware 3.12. A NASA ficou com mais de 1500 de PS3s sem nenhuma real utilidade.

Detalhe: NASA ao menos poderia ter “jailbreak” todos esses PS3s! O 3,41 e o lendário 3,55 ainda levariam algum tempo para surgir, mas nem tudo estava perdido. Com o jailbreak, não só seria possível restabelecer o suporte ao linux, como jogar quase todos os jogos do PS3 de graça! Mas é claro seria necessário mantê-los offline... Mirins.

O PS3 tinha uma CPU superior ao XBOX 360, porém era realmente difícil de programar para o PS3. Graças a complexidade dessa CPU. O que deu ao XBOX 360 uma vantagem considerável.

Diga-se de passagem, o PS3 original tinha suporte para o PS1 e o PS2, no entanto para diminuir o preço o suporte do PS2, via hardware, foi eliminado. Porém a Sony ainda queria ser capaz de vender na PSN jogos de PS2 para usuários de PS3.

Aí vem a bomba: para desenvolver uma maneira de jogar jogos do PS2 no PS3, via software, a Sony pediu, supostamente, ajuda há hackers. Que desenvolveram o suporte para o PS2, muito bom, diga-se de passagem. Porém esses hackers teriam sido, supostamente, responsáveis pelo jailbreak do PS3 slim. Ênfase no supostamente. Enfim o PS3 era mais caro, com um sistema tão a frente do seu tempo, que ninguém sabia como programar para ele. Gastava muita energia elétrica. Sim, aquele supercomputador devia gastar muita energia mesmo. Ao menos não fomos nós que pagamos...

Não teve uns apagões nessa época nos EUA? Em 2008 ou 2009? Sem falar que 1500 fat PS3s ligados ao mesmo tempo poderiam ser facilmente responsáveis pelo aquecimento global!

O PS3 levou um bom tempo, bem mais do deveria, para mostrar o seu real valor. Tipo mais ou menos quando o PS4 foi lançado! Quando era essencialmente tarde demais...

Da Equipe Articulistas