Falta Foco na Casa dos Artistas 2

Sílvio Santos resolveu mexer de novo nas regras da Casa dos Artistas 2: colocou mais dois participantes( Vitor Belfort e Carola Scarpa!!! ) e meio que estipulou que a Casa vai se transformar num hotel de alta rotação. Com uma constante entrada e saída de celebridades a procura de exposição ou simplesmente um prato de comida.

O programa está previsto para acabar na 12º semana, como havia sido previamente divulgado. Porém, aqueles que ficarem até o final poderão, se quiserem, permanecer na Casa para a terceira edição3(!), inclusive o vencedor(!!!). O Sílvio não falou nada em um novo cachê, mas isso já é problema para os advogados do pessoal da Casa.

Essas mudanças ocorreram por causa dos índices de audiência do programa diário. No domingo A Casa dos Artistas ainda patrola o Fantástico. Mas durante a semana o samba do árabe doido da novela "O Clone" segue imbatível. Notem que a Globo investiu uma grana considerável no BBB, mas o que garante a audiência do programa é a única coisa que a emissora sabe fazer: uma novela. É sintomático.

Para os novos moradores da Casa as recomendações do ‘técnico’ Sílvio Santos foram claras: sexo e dinheiro. Sílvio está achando que os participantes da Casa 2 não se preocupam com esses tópicos. Vitor Belfort, ex-namorado de Feiticeira é uma escolha bisonha, já Carola Scarpa é uma aposta na confusão e correria. A condessa(sic) Carola afirmou diante de um auditório visivelmente constrangido que não tem dinheiro sequer para pagar sua contar telefônica. Detalhe: esses nomes foram escolhidos pelo SBT e não pelo pessoal da saído da MTV que comanda o programa.

Não se pode negar que as pessoas escolhidas para a segunda Casa dos Artistas são mais interessantes do que as da primeira. Não havia realmente a necessidade de incluir mais ninguém. Mas Sílvio está se espelhando na jurisprudência criada com a saída de Frota na primeira Casa. Quando saiu pela primeira vez, Frota teve uma conversa séria com Sílvio e voltou para casa com um papel definido. Isso fez o programa crescer e se tornar um sucesso de público.

Se os participantes, ao invés de conversarem com uma psicologa, tivessem um bate-papo informal, durante a semana, com Sílvio Santos esse pessoal começar ia fazer milagre. Pois o que está faltando nessa Casa é justamente alguém para colocar essa gente no caminho certo. Um líder. E vamos deixar bem claro: Vitor Belfort e Carola Scarpa não são essas pessoas. E do pessoal que já está na Casa, André tem o carisma, mas não tem a iniciativa de líder. O resto sequer tem carisma.

Mas o real problema dessa edição é a falta foco. A verdade é que muitas coisas estão acontecendo na Casa, mas o SBT está insistindo em focar a ação em sexo. Nada contra, muito pelo contrário, só que não vai rolar. Mas não vai rolar mesmo. Por outro lado ninguém tocou até agora na questão do dinheiro, que causou bastante polêmica na edição anterior. Mas o pessoal não parece estar realmente preocupado com isso. A mulherada está com seus contratos com a Playboy em dia e os homens, tirando Xis e André, não mostraram qualquer interesse no assunto.

A briga entre Xis e Mariana pode ser uma linha interessante a ser seguida. Só que toca em alguns tópicos realmente sérios, que o SBT possivelmente não vai querer desenvolver, como preconceito racial e rusgas entre ricos e pobres.

Ao menos toda essa confusão gerada pela quebra de regras, novos moradores e falta de foco serve para contradizer os boatos paranóicos espalhados pela Internet, que garantem que toda a ação da Casa seria previamente roteirizada. Afinal o que está faltando nessa casa é, justamente, um bom roteiro.

Da Reportagem Local

P.S.: Deve-se louvar a transparência de Sílvio Santos muda as regras e avisa seus telespectadores, ao contrário daquela outra emissora que muda regras sem dizer nada e faz edições tendenciosas para tirar do programa a participante de maior popularidade.