A arte perdida de tirar satisfações

O capítulo desta quarta-feira da Casa dos Artistas reservou para o segundo bloco o primeiro momento mágico dessa edição. Até agora tudo estava muito divertido, lépido e faceiro. Mas bastou que Lulo-Lelé resolvesse um arquitetar um complô contra André Gonçalves para os telespectadores fossem agraciados com um raro exemplo da arte perdida de tirar satisfação sem apelar para violência.

Ao saber do plano ‘secreto’ de Nulo, André fez o que uma pessoa normal e esclarecida, bem diferente desses patetas do Big Losers, faria: foi peitar o duble de cantor. E olha que André deve ter a metade do tamanho de Nulo. Mas isto se tornou irrelevante diante da lábia afiada do baixinho.

O que se viu foi uma das maiores ‘mijadas’ já televisionadas em rede nacional. André disse coisas que não se diz nem para o seu maior inimigo, ou mesmo sua sogra. Se Nulo assimilar cinco porcento das palavras de André— o que convenhamos é difícil, mas pode ser que aconteça— vai passar o resto da vida fazendo terapia.

O estilo ‘eu preciso ser o centro das atenções quando falo’, de Lulo foi reduzido a uma série de frases desconexas que tentavam seguir uma linha argumentação bisonha e pouco convincente. Enquanto era massacrado por André. Detalhe: nenhum dos outros participantes ousou se meter na conversa. E no final, um silêncio sepulcral de consentimento pairava pela sala, enquanto Nulo saia de cena possivelmente a procura de um lugar para se secar.

Pode-se argumentar que André não pegou bem o espírito da Casa, que afinal o programa é mesmo um jogo. E que tentativas de complôs acontecem. Claro que eles precisam ser melhor articulados para dar certo, mas não vamos entrar nesse mérito. A lição que fica desse episódio é que André fez na segunda semana da Casa o que ninguém fez em quase um mês de Big Brother: chamou na responsabilidade e botou ordem na casa. Como diria Stanislaw Ponte Petra: foi baixaria mais houve menos galinhagem.

Da Reportagem Local

P.S.: Outra coisa interessante do capítulo de hoje foi a descoberta da real função do Xis na casa. Como todo bom rapper o negócio dele é colocar lenha na fogueira, jogar uns contra os outros e falar mal de todo mundo. Foi ele quem contou para André do plano de Nulo e antes já havia colocado o Ricardo Mala contra o Nulo na hora do almoço. É interessante notar que Xis mesmo passando mais da metade do dia dormindo, já conseguiu aprontar mais que a maioria dos seus colegas madrugadores.