Is it because I'm black?

Antes de mais nada, é preciso dizer que o título desta crônica faz referência a famosa canção do soul man Syl Johnson (ZeroZen também é cultura). Nada mais adequado para ilustrar o inacreditável e inconcebível paredão dessa semana no Big Brother Jean.

PA Ranóico foi indicado por Tati Pinket Jones. Porém, foi uma espécie de humilhação pública. A pernambucana chamou PA de fruta podre em uma analogia nada simpática. Ele escutou tudo calado. Depois respondeu que estava na casa para jogar. E ponto final. Quem não quisesse que ficasse me casa.

Sua companheira de paredão, Aline foi indicada com míseros três votos. É possivelmente uma das pessoas mais chatas, arrogantes, prepotentes e indolentes que já conseguiu vaga em uma edição do BBB. Realmente, os demais partipantes poderiam exigir adicional de insalubridade. Todavia, ao saber do resultado, a estudante apenas declarou que já sabia. Como assim? Agora, além de fofoqueira virou vidente?

Todavia, o que precisa ser ressaltado neste momento é que os dois negros da casa em momento algum usaram sua condição como escudo. Nenhum deles usou um discurso do tipo: estou indo para o paredão por que sou negro, isso só aconteceu devido ao preconceito racial. Não, nada disso. Nenhum deles.disse algo como Is it because I'm black? (isto é por que eu sou negro?).

E olhem que pelo crime que foi a escravatura, pelos anos de perseguição e preconceito, pelo racismo velado que permeia a sociedade brasileira, ambos os participantes do BBB poderiam alegar serem vítimas de racismo na casa. É... mas infelizmente alguém já teve essa idéia antes.

Da Reportagem Local