Reality Show de Incompetência
A Globo vem dando um verdadeiro show de incompetência na transmissão do Big Brother. O programa nas primeiras semanas teve uma edição capenga, um áudio defeituoso e uma apresentação bisonha. É, por incrível que pareça, inferior tecnicamente à Casa dos Artistas do SBT. O amadorismo chegou a níveis ridículos. Para completar a festa de estultices Marisa Orth e Pedro Bial chafurdaram na lama da falta de talento.
Só um exemplo: na Casa dos Artistas muitas das situações chave ocorrem na cozinha durante o preparo das refeições. No SBT, o telespectador ouvia apenas o diálogo dos participantes, porém na Globo só se percebe a a água corrente ou a fritura na panela. É incrível que ninguém na produção saiba que é possível isolar, numa mesa de som, a freqüência da voz humana cortando freqüências mais altas ou baixas evitando assim ruídos na comunicação. Esse procedimento é simples e padrão em qualquer rádio ou TV.
Se o caso é crítico, deve-se recorrer a legendas como o SBT faz. Como no fundo nenhum dos participantes do Big Brother consegue dizer nada que preste até que não se perde nada. Mas essa total falta de habilidade para transmitir um programa como o Big Brother é fruto do próprio padrão de qualidade da emissora. Pois verdade seja dita: tirando os noticiários e transmissões de jogos de futebol pouca coisa é feita ao vivo na Globo. A maioria de seus programas de horário nobre são gravados.
A Globo passou quase todos os anos 90 produzindo programas próprios e exportando idéias. Com o declínio de império no final da década e a falta de idéias comendo frouxo a emissora foi catar idéias em outros países. Acostumados a fazer tudo dentro de suas próprias regras, o plim-plim se viu obrigado a fazer cópias de programas de outras emissoras, foi assim com No Limite/Survivor e com Big Brother.
Como sói acontecer nestes casos e emenda foi pior do que o soneto. Desastre total. A falta de habilidade de fazer programas ao vivo contrasta com a calma e tarimba de Sílvio Santos ao comandar no domingo a eliminação (ou não) de um participante da casa dos artistas. Aliás, a Marisa Orth se continuar empilhando um furo atrás do outro é séria candidata a Casa dos Artistas 3. Por que na Globo ela já deve estar com a corda no pescoço.