Anos 80
A Década Perdida
Rock Brasil - Anos 80
Essa história você já sabe. O sempre claudicante rock nacional depois de certo ostracismo no final dos anos 70 ressurgiu com toda força na década de 80. Várias bandas apareceram ao mesmo tempo em grupos vindo de Estados diferentes. Caravanas das bandas do Sul, das bandas de Brasília, das bandas de Minas Gerais. Inúmeras gravadoras picaretas como o selo Plug foram criadas e desapareceram tão logo o fenômemo rock brazuca fosse esquecido.
Como sempre acontece no Brasil tudo chega atrasado. Um exemplo incipiente de New Wave era o patético Gang 90 & as Absurdettes. Aliás, ô década em matéria de nome de bandas. Alguém se lembra do Dr. Silvana & Cia, do Espírito da Coisa, do Herva Doce, do Finis África, de Akira S & as Garotas que Erraram, de Que Fim Levou o Robin?, de Os Melhores, do Eletrodomésticos, do Cinema a Dois, do Cheque Especial ou do impagável Os Heróis da Resistência?
E foi se aproveitando de planos econômicos para lá de suspeitos que o rock tupiniquim deu os seus primeiros passos. Hoje, parece difícil de acreditar, mas o rock brazuca dominava as paradas de sucesso. Nesses tempos sombrios onde pessoas escutam Prodigy como se fosse alguma espécie de música, o rock sumiu, desapareceu das rádios. Verdade seja dita, todos aqueles que criticavam o rock nacional na década 80 não sabiam o que estava por vir. Afinal, dá para levar fé em uma década onde Chico Science & Nação Zumbi é a salvação da Pátria?
Agora vamos ao que interessa: escolhemos as bandas mais "representativas" do período, em uma tentativa de explicar o que foi esse fenômeno. Se por um acaso a banda do seu bairro não estiver entre elas, não se preocupe. Do jeito que as coisas andam na década de 90 basta você fazer um cover do Mamonas Assassinas ou uma banda de pagode que, certamente, você vai vender mais de 1 milhão de cópias.
Confira as bandas que fizeram o Rock Brasil dos anos 80
| Rock In Rio | O Selo Plug | Rock Gaúcho | Bandas gaúchas | Rock internacional |