Diário do Fim do Mundo

31/10/2001 - Um perfil de Osama Bin Laden

A ZeroZen, a revista brasileira com maior autoridade na análise da Guerra contra o Terror, vem prestar mais um relevante serviço ao mundo. Depois de consultar e pesquisar a respeito de Osama Bin Laden, conseguimos traçar um perfil acurado do terrorista número 1 do Planeta. Foram necessários quase 15 minutos para produzir tudo aquilo que a CIA e o FBI até o momento falharam de maneira rotunda. Com exclusividade conseguimos atingir a mente de Osama (os americanos têm o mesmo objetivo, a diferença é que eles preferem usar uma espingarda calibre 12).

Primeiro é preciso esclarecer que Osama Bin Laden é um homem muito rico. Ele é filho do milionário da construção civil Abdulrahaman Awadh. A fortuna do terrorista está avaliada entre US$ 300 milhões a US$ 600 milhões. Como alguém que poderia passar a vida usando notas de 100 dólares como papel higiênico poderia ser infeliz? Que motivos provocaram em Bin Laden a cometer o brutal atentado contra os Estados Unidos que deixou um trágico saldo de mais de 5 mil mortes?

A resposta como sempre está na família. Para quem ainda não sabe Osama Bin Laden tem 53 irmãos!! Só isto já seria capaz de enlouquecer o mais equilibrado dos mortais. Imagine a dificuldade para saber o nome de todos. Para visitar cada um deles, um fim de semana, digamos, para cada irmão, Bin Laden levaria mais de um ano! E as complicações não terminam aí, afinal, o terrorista ainda tinha de decorar o nome de todas as cunhadas! Como se sabe na religião islâmica um homem pode ser casar com várias mulheres.

Por isso fica fácil compreender a revolta e a indignação de Osama Bin Laden. Basta pensar como eram as festas de final de ano da sua família. Só o amigo secreto durava três semanas! E o que é pior Bin Laden sempre ficava por último na hora do sorteio. Enquanto ele se esmerava em agradar seus irmãos com camelos de qualidade, último tipo, com airbag duplo, ou mulheres de fino trato, acabava recebendo todo ano o mesmo turbante de presente.

A irritação começou a tomar conta de Osama Bin Laden. Por isso ele se reuniu aos 22 anos, com os muçulmanos do Afeganistão que lutavam contra a União Soviética na década de 80. O objetivo de Bin Laden era provocar o pai. Como todo menino que deseja um pouco de carinho, o terrorista começou uma escalada criminosa para chamar a atenção do seu progenitor. Bin Laden estava cansado de ser chamado pelo seu pai de "aquele que usa sempre o mesmo turbante".

Na Guerra do Golfo, em 1991, Bin Laden resolveu apostar em Saddam Hussein. Considerando o Q.I. de George Bush pai até que ele pensou certo. Sua família achou que ele estava tomando sol demais na cachola e lhe deu mais um turbante. Com a vitória dos Estados Unidos o terrorista ficou indignado. Nunca em sua vida tinha sido tão humilhado. Agora ele era motivo de piada nas festas de amigo secreto. Durante três semanas era o alvo de todas as gozações. Os seus irmãos colocaram no seu turbante duas orelhas de burro.

Mas Osama Bin Laden é gente que faz (terrorismo). Concentrou seu ódio nos Estados Unidos, afinal era mais fácil matar americanos do que 53 irmãos. Para Bin Laden os gringos haviam pisado em solo sagrado. Sua primeira ação terrorista foi na Somália (vale lembrar que nesta época ele ainda não conhecia todas os macetes do terorismo por isso resolveu começar por baixo como todo mundo). Um ataque que deixou 18 soldados norte-americanos da força de paz das Nações Unidas mortos.

A verdade é que para chegar ao posto de terrorista número 1 do Planeta, de maior inimigo do mundo livre, Osama Bin Laden teve de ralar bastante. O primeiro atentado a bomba contra o World Trade Center, em Nova York, apesar do saldo de seis mortos, falhou. A intenção era causar era demolir um lado da base de uma das torres gêmeas, fazendo-a cair sobre a outra. Na seqüência, as duas desabariam sobre outros prédios, causando milhares de mortos. No plano original, outros grupos de terroristas explodiriam mais prédios e pontes na cidade, transformando NY em poeira.

Porém no dia 11 de setembro Bin Laden riu por último. O ataque com aviões suicidas causou um estrago na alma americana. Hoje, os Estados Unidos descobriram que existe um mundo além da América do Norte. E não necessariamente feito de simpatizantes à causa do Tio Sam. Para Osama, o terrorista mais procurado da Terra, a maior alegria, entretanto, não é ter atingido em cheio o orgulho de seus inimigos. Bin Laden com a fama súbita jamais vai ter de participar de outro amigo secreto com a família...



Da equipe de articulistas



Volta